Douradenses ganham maratona na capital

Atletas que promovem ultramaratonas solidárias duas vezes por ano para arrecadar alimentos em Dourados subiram nos lugares mais altos do pódio

  • André Bento
Itamar Viana (ao centro) e Anízio Silva (à direita) fizeram dobradinha nos primeiros lugares da maratona (Foto: Reprodução/Facebook)
Itamar Viana (ao centro) e Anízio Silva (à direita) fizeram dobradinha nos primeiros lugares da maratona (Foto: Reprodução/Facebook)

A 5ª edição da Maratona VO2 de Campo Grande, realizada no domingo (24), foi dominada por atletas douradenses. Itamar Viana, de 43 anos, conquistou a 1ª colocação geral, seguido por seu treinador e companheiro de treinos, Anízio Silva, de 44 anos. A prova de 42 quilômetros e 195 metros foi realizada no Autódromo Internacional Orlando Moura, na capital de Mato Grosso do Sul 

Conhecidos em Dourados por realizarem duas ultramaratonas solidárias por ano desde 2016 - com objetivo de arrecadar alimentos para famílias carentes -, os ultramaratonistas habituados a correrem por 12 ou até 24 horas conseguiram adaptar suas estratégias para dominar a prova. O campeão a concluiu em 3 horas, 11 minutos e 25 segundos. E o segundo colocado em 3 horas e 14 minutos.

Itamar exibe com orgulho a evolução física desde a primeira edição que disputou dessa maratona (Foto: Arquivo Pessoal)
Itamar exibe com orgulho a evolução física desde a primeira edição que disputou dessa maratona (Foto: Arquivo Pessoal)
O bom resultado competitivo, contudo, não foi o único motivo de comemoração. Itamar lembra que participa dessa maratona desde sua primeira edição, realizada em 2014, mas em outras condições físicas. “Na primeira edição, eu estava pesando 92 quilos e concluí a prova em quase 5 horas. Nesse domingo, com 66 quilos, fiz em pouco mais de 3 horas”, destaca.

A vitória, portanto, tem muitos aspectos a serem comemorados. Treinador e companheiro de competições, o educador físico Anízio afirma que a evolução física e técnica aliada à perda de 26 quilos nesses quatro anos desde a primeira tentativa é fruto do treinamento intenso e da variedade de competições disputadas.

No final de 2016, a dupla fez dobradinha no pódio da famosa ultramaratona de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, capital do Paraná. Na ocasião, Itamar percorreu 100 quilômetros e 500 metros e ficou no 4º lugar geral. A sua frente, em 3º, chegou Anízio, com a marca de 105 quilômetros e 750 metros.

“É uma sensação maravilhosa saber que ele acreditou no que eu falei para ele. Para você sair da teoria e ir à prática, é uma batalha muito grande”, diz Anízio sobre a vitória do amigo Itamar na 5ª edição da Maratona VO2 de Campo Grande. “Teve quem não acreditasse no meu método, mas isso é fruto de muito treinamento, muita dedicação, só folga nos domingos”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Beth

    Beth

    Parabéns meus amigos Itamar e Anízio ??‍♂️??‍♂️??‍♂️??‍♂️