Em Fortaleza, Costa Rica faz história e vence Uruguai pela primeira vez

  • Agência Brasil

A tradição da camisa celeste uruguaia, duas vezes campeã do mundo e quarto lugar na África do Sul, em 2010, sucumbiu hoje (14) diante da Costa Rica. Na estreia das duas seleções na Copa, no Estádio Castelão, em Fortaleza, os costa-riquenhos conseguiram a primeira vitória sobre o Uruguai, com o placar de 3x1. Até então, as duas seleções haviam se enfrentado em oito ocasiões, sendo seis vitórias uruguaias e dois empates.

Os uruguaios saíram na frente, com um gol de pênalti convertido por Cavani, aos 21 minutos do primeiro tempo. Apesar de a superioridade no placar, a seleção uruguaia não conseguiu se impor e os costa-riquenhos equilibraram o jogo, com destaque para o atacante Campbell, melhor em campo.

E foi Campbell, aos oito minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento na área, que empatou para a Costa Rica, com um chute forte, de pé esquerdo. Quatro minutos depois, com o zagueiro Duarte, de cabeça, depois de cobrança de falta, virou o jogo para a Costa Rica.

Aos 38 minutos, no primeiro toque que deu na bola, Ureña ampliou para a Costa Rica. Depois de um belo passe de Campbell, o camisa 21 costa-riquenho deu um toque sutil na saída do goleiro uruguaio.

Com a vitória surpreendente, a Costa Rica larga na frente no Grupo D - um dos mais duros da Copa – formado ainda por Itália e Inglaterra. As duas seleções europeias jogam hoje, às 19h (horário de Brasília), na Arena Amazônia, em Manaus.