Estreantes na bocha e tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares de MS levam medalhas para casa

  • Assessoria/Governo de MS
Fotos: Saul Schramm e Lucas Castro
Fotos: Saul Schramm e Lucas Castro

A bocha paralímpica e o tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021 tiveram estreantes levando medalhas para casa. As disputas das modalidades foram realizadas neste sábado (28), na Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB), em Campo Grande. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Sidrolândia veio à capital com apenas uma participante, Emily Bonfim Camargo, para competir na bocha. E logo em sua estreia em uma competição, a paratleta de 12 anos conquistou a medalha de ouro na categoria A (sub-14: 11 a 13 anos), da classe BC1 e terá a chance de conhecer novos adversários na capital paulista. A jovem paratleta representou a Escola Municipal Pedro Aleixo.As duas modalidades reuniram alunos-paratletas de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Sidrolândia e Três Lagoas, que brigaram por vaga à fase nacional das Paralimpíadas Escolares, programada para acontecer entre os 22 e 27 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP).

A chefe da delegação sidrolandense, Katia Cristina de Oliveira, afirma que esta foi a primeira vez que o município participou de um torneio de bocha. “Estou muito feliz, estava todo mundo radiante. É a primeira vez que a Emily e Sidrolândia participam de um evento de bocha, e já voltar com uma medalha de ouro é motivo de muito orgulho. A cidade estava torcendo por ela e voltar com a medalha é fantástico. Ela está começando no esporte, tem muito chão pela frente e vai dar muito resultado ainda”, relata Katia.

Conforme o regulamento, representarão Mato Grosso do Sul 12 estudantes-paratletas (seis meninas e seis meninos) da bocha. 

Quem também estreou nas Paraesc/MS foi Chapadão do Sul, com equipe formada por oito paratletas. No tênis de mesa, Samuel Marques dos Santos ficou com a medalha dourada na categoria A da classe 11 (deficiência intelectual), com as cores do Centro Educacional de Chapadão do Sul, e vai à capital paulista daqui a menos de três meses. O chefe de delegação sul-chapadense, Altair Trentin, parabeniza a organização das Paraesc/MS e aproveita para confirmar a presença do município em 2022.

“Chapadão do Sul poder proporcionar a vinda desses meninos para cá e ver a alegria deles competirem, não tem preço. Então, é a primeira vez e agora será constante, com certeza. Também queremos parabenizar a Fundesporte e todo pessoal da equipe, pois os jogos estão perfeitos e nós estamos muito felizes de estarmos aqui”, destaca Trentin.

Para o técnico de tênis de mesa da delegação campo-grandense, Diego Vidal, é uma felicidade poder retornar às competições com total segurança. “2020 e 2021 até agora foram muito difíceis para o esporte paralímpico. Estamos nos readaptando e acredito que os atletas estão tornando a pegar um ritmo. Não foi fácil o trabalho até aqui, mas acredito que daqui para frente a gente consiga desenvolver um trabalho melhor e representar muito bem Mato Grosso do Sul na etapa nacional”.

A equipe da capital assegurou seis vagas à etapa brasileira em São Paulo. Segundo Vidal, a coincidência de  de data do evento do Governo do Estado com a Paralimpíada de Tóquio-2020 foi essencial para motivar seus atletas. “Utilizamos muito isso como referência para os atletas. Conversei com a Maria Clara, por exemplo, que contou que seu grande sonho dela é poder ser uma atleta profissional da modalidade. Então, pude colocar como exemplo os atletas sul-mato-grossenses que estão nos representando bem em Tóquio, como o Yeltsin, medalhista de ouro. O trabalho é árduo, precisa se dedicar e dar continuidade aos treinamentos, que um dia ela pode estar lá”.

Ao todo, 12 sul-mato-grossenses (seis em cada gênero) vão buscar medalhas para Mato Grosso do Sul na fase nacional das Paralimpíadas Escolares. O sábado (28) também foi dedicado às provas de paratletismo, que agitaram o Parque Olímpico Ayrton Senna, envolvendo 42 participantes. Ressalta-se que algumas modalidades como futebol de sete, judô e parabadminton já estão garantidas na fase brasileira. As Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021 são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, com apoio da MSGÁS.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.