Ex-rival de Cielo, francês detona brasileiro em biografia: "Trapaceiro"

  • Foot Stats
Nadador brasileiro é acusado por ex-rival (Reprodução)
Nadador brasileiro é acusado por ex-rival (Reprodução)

Nesta semana, o ex-nadador francês Andrey Leveaux lançou sua polêmica biografia intitulada "Sexo, drogas e natação" em Paris. O livro apresenta duras críticas ao brasileiro campeão olímpico Cesar Cielo, seu maior rival, que o bateu nos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

O francês relembrou o caso de doping de Cielo em 2011, pouco antes do Mundial de Xangai, e chamou-o de trapaceiro, comparando-o ao ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong, que foi banido do esporte em 2012 após ter sido comprovado o uso de substâncias ilícitas durante seus sete títulos da Volta da França. Leveaux também lembrou as vaias a Cielo como provas de seu caráter duvidoso.

"Toda vez que ele vai ao pódio em um evento internacional ele é vaiado, por quê? Não está comprovado, mas todo mundo sabe", diz o francês em um trecho do livro. "Quando penso hoje nesta segunda posição (em Pequim 2008), não é a derrota que me dói. O que me machuca é o comportamento de Cielo e de outros nadadores. Em várias ocasiões ele foi suspeito de trapaças. Chamemos as coisas por seus nomes sem rodeios: suspeitas de doping pesam sobre ele, mas não se pode acusar sem provas", transcreveu o jornal espanhol Mundo Deportivo.

No livro, o nadador também denuncia abusos cometidos pela delegação francesa durante a concentração dos Jogos de Londres, em 2012. Segundo ele, orgias e uso de cocaína eram frequentes - a droga era usada também como "estimulante".

A Federação Francesa de Natação, através do vice-presidente Lucien Gastaldello, afirmou que deve tomar medidas cabíveis na justiça contra as acusações de Leveaux. Já a assessoria de Cesar Cielo disse que não se pronunciará sobre o caso.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.