Fifa reconhecerá Palmeiras campeão do mundo, segundo Blatter

  • Gazeta Esportiva.net

O Palmeiras receberá um certificado de reconhecimento da Fifa de que foi campeão do mundo de clubes em 1951 ao conquistar a Copa Rio. A confirmação foi feita neste sábado pelo presidente da entidade, Joseph Blatter.

"O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes", disse ao Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com a versão online do jornal, o dirigente lembrou que o reconhecimento não significará endossar o torneio (disputado no Brasil contra equipes do exterior) nem colocar o clube na lista dos campeões dos Mundiais da Fifa, cujas edições disputadas até hoje foram as de 2000 e de 2005 em diante."Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano", falou Blatter.

O Palmeiras pleiteia o reconhecimento desde 2006, ano em que foi produzido extenso dossiê na tentativa de assegurar o caráter mundial da competição, da qual participaram também Vasco, o francês Nice, o iugoslavo Estrela Vermelha, a italiana Juventus, o uruguaio Nacional, o português Sporting e o Áustria Viena. Na final contra a Juventus, o time paulista venceu por 1 a 0, no Pacaembu, e empatou por 2 a 2, no Maracanã.

Jornais da época, como A Gazeta Esportiva, trataram o título da Copa Rio, de fato, como uma conquista mundial. Também porque o feito do time do Palestra Itália amenizava a derrota da Seleção Brasileira para Uruguai na final da Copa do Mundo, no mesmo Maracanã, um ano antes. Na volta dos jogadores, milhares de pessoas comemoraram na capital paulista.

Um ano depois de o Palmeiras apresentar argumentos como esses, recebeu fax do ex-secretário-geral da Fifa, Urs Linsi, homologando a conquista. Pouco depois, porém, a decisão foi protelada em função de outros clubes terem reinvindicado o mesmo.

Agora, às vésperas de completar cem anos, em 26 de agosto próximo, o clube deverá ser oficialmente declarado campeão do mundo de 1951. O caso foi reconsiderado após intercessão direta dos palmeirenses Aldo Rebelo (Ministro do Esporte) e Marco Polo Del Nero (presidente da Federação Paulista de Futebol e eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol para 2015) durante a disputa da Copa do Mundo no Brasil.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.