Fifa se isenta de responsabilidade sobre jogadores que sofrem pancada na cabeça

  • Assessoria

O diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, descartou nesta segunda-feira (23) que a entidade assuma a responsabilidade de determinar se um jogador tem ou não condições de retornar à partida após sofrer uma pancada na cabeça.

A sugestão havia sido feita pela FifPro, o sindicato mundial dos jogadores de futebol, depois de o lateral esquerdo uruguaio Alvaro Pereira ter voltado a campo na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, na quinta passada (19), mesmo após ter sido atingido na cabeça.

O órgão acusou a Fifa de negligência no caso e disse que ela deveria ter impedido que o jogador do São Paulo continuasse na partida.

“Não podemos nos sobrepor ao médico [da seleção]. Não é algo simples do ponto de vista legal. Seria difícil introduzir mais uma equipe médica na partida. E precisamos lembrar que o médico do time é responsável legal pelo paciente”, disse Dvorak.

Segundo o diretor, a comissão médica uruguaia estava bem orientada sobre como deveria lidar com a situação e agiu bem no episódio.

“Conversei com o [médico do Uruguai Alberto] Pan e com os médicos presentes no estádio. O jogador foi examinado em campo. Depois, reexaminado e ficou provado que ele não sofreu uma concussão. Também passou por uma ressonância, que mostrou resultados normais.”

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.