Itaquerão ficará pronto a tempo para a Copa, diz Comitê Organizador Local

  • Agência Brasil

A Arena Corinthians, o Itaquerão, estará pronta para o jogo de abertura da Copa do Mundo, no próximo no dia 12. As obras, no entanto, devem ser concluídas dois dias antes, no dia 10 de junho, disse o gerente-geral de Integração Operacional do Comitê Organizador Local (COL),Tiago Paes, em entrevista coletiva realizada na arena. "Tudo está dentro do cronograma", disse ele.

Segundo Paes, o primeiro ponto é o centro de imprensa do estádio, que começa a funcionar sexta-feira (6). No dia 11, haverá treino das equipes e a sala de entrevistas estará 100% pronta. "O pessoal está trabalhando pesado para cumprir a programação. Tem que terminar tudo até dia 10, não pode fazer nada nos dias 11 e 12", destacou. A arena ainda precisa de um laudo dos bombeiros, mas isso não preocupa o COL, porque eles têm feito acompanhamento diário e indicam os pontos a serem corrigidos.

Na tarde de hoje, mais de 200 jornalistas de todo o mundo participaram de um tour de experiência no estádio, simulando situações que poderão ser vivenciadas pelos torcedores nos jogos da Copa. Eles percorreram vários setores do estádio ainda em obras, como o das arquibancadas provisórias, o dos camarotes e o da imprensa. O COL já tinha organizado tours em outros estádios, mas este foi o que reuniu o maior número de jornalistas.

Na chegada, voluntários orientaram os jornalistas sobre o acesso ao estádio, em português, inglês e espanhol. O gerente de Serviços ao Espectador, Marco Sansoni, informou que 450 voluntários e 23 coordenadores remunerados vão trabalhar no Itaquerão durante a Copa. Uma curiosidade é que todos os voluntários chamaram o estádio de Arena de São Paulo, nome que já não é mais usado pelo Corinthians, proprietário da arena. “Era o nome adotado quando os ingressos foram emitidos. E não teve como mudar depois [nos ingressos]”, explicou Paes.

No dia 12, os portões de acesso ao estádio serão abertos quatro horas antes da partida (17h), já que a cerimônia de abertura do Mundial está marcada para as 15h30. Isso ocorrerá também no dia 13 de julho, data de encerramento da Copa. Nos demais jogos, os portões serão abertos três horas antes.

Na entrada, os torcedores, incluindo idosos e mulheres grávidas, terão de passar por detectores de metal e as bolsas e mochilas, por equipamentos de raio X, como ocorre nos aeroportos. Apenas cadeirantes não terão de passar por detectores de metal – neste caso, será usada uma régua para detectar se eles portam objetos de metal. Também não será permitido levar instrumentos musicais, computadores pessoais etablets, garrafas, água, alimentos, armas, guarda-chuva, fogos de artifício, mastros de bandeira, instrumentos que emitem raio laser e capacetes. Até bebês de colo têm de ter ingresso para entrar.

Se houver alguma dificuldade na hora em que o torcedor colocar o bilhete na catraca, ele será encaminhado ao Centro de Resolução de Problemas de Ingressos, que analisará a causa da falha ou se o ingresso é falso. No Itaquerão, depois de passar pelas catracas, o torcedor encontrarará a Fan Zone, área com diversas lojas oficiais da Federação Internacional de Futebol (Fifa), oferecendo produtos licenciados, além de pontos de venda de bebidas e setores dos patrocinadores do evento. A Fan Zone é uma área provisória, criada para atender à Copa do Mundo.

Mais de 18,8 mil pessoas de todo o mundo se credenciaram para cobrir a Copa do Mundo no Brasil, recorde absoluto do torneio. A tribuna de imprensa do Itaquerão, de onde jornalistas poderão ver o jogos, dispõe de 999 lugares para jornalistas e 100 para fotógrafos. Dentro do estádio, existe o centro de mídia (Stadium Media Center), de onde poderão der enviados textos e informações. Esse centro, que tem 820 pontos de trabalho, será entregue daqui a dois dias.

A Fifa divulgou hoje um Código de Conduta do Torcedor, relacionando os objetos que serão proibidos nos estádios. O código pode ser acessado por meio do endereço: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/ticketing/legal/stadium-code-of-conduct/index.html.