Mayweather vence Pacquiao em decisão polêmica dos juízes

Terceiro e quarto assaltos foram os mais quentes da luta (Steve Marcus / Reuters)
Terceiro e quarto assaltos foram os mais quentes da luta (Steve Marcus / Reuters)

A chamada "Luta do Século' gerou enorme expectativa, mas frustrou muitos fãs de boxe por conta da decisão polêmica dos juízes, que deram a vitória Floyd Mayeather sobre Manny Pacquiao, neste sábado em Las Vegas, apesar do americano ter ficado na defensiva na maior parte do tempo.

O americano se manteve invicto depois de 48 combates, enquanto o Pacquiao sofreu a sexta derrota da sua carreira, na qual também obteve 57 vitórias e dois empates.

Por mais que tenha sido polêmica, a decisão dos juízes foi unânime: 'Money' Mayweather, de 38 anos, superou por 118/110, 116/112 e 116/112 'Pacman', de 36, e unificou os três títulos mundiais da categoria meio-médio do Conselho Mundial de Boxe (CMB), da Associação Mundial de Boxe (AMB) e a Organização Mundial de Boxe (OMB).

O resultado foi recebido por vaias de boa parte do público que lotou o MGM Grand.

Pacquiao mostrou mais iniciativa durante praticamente toda a luta, partindo para cima com bastante agressividade, mas não foi suficiente para derrubar o implacável americano. "Pensei que tivesse ganho a luta. Ele não fez nada", lamentou 'Pacman'.

Mayweather foi mais passivo, mas se defendeu com maestria e mostrou frieza até nos momentos em que foi mais pressionado pelo filipino.

O americano anunciou depois da luta que pretende se aposentar em setembro. "Minha última luta será em setembro. Vou fazer isso e depois vou pendurar as luvas", afirmou.

O combate movimentou milhões de dólares e era aguardado há anos pelos fãs de boxe. Os dois pugilistas dividiram uma bolsa recorde de 300 milhões de dólares, 180 para o americano e 120 para o filipino, e o combate gerou lucros de cerca de 400 milhões.

Na capital do jogo, o hotel-cassino MGM Stand recebeu uma constelação de estrelas do entretenimento, como Silvester Stallone, Robert de Niro, Clint Eastwood, Ben Affleck, Mark Walbergh, Bradley Cooper, Denzel Washington ou Jayz-Z, Beyonce e Jamie Foxx, que cantou o hino americano antes do combate.

Também havia astros de outros esportes, como os jogadores de basquete Michael Jordan, Magic Johnson ou Charles Barkley, Reggie Miller, os tenistas Steffi Graf e Andre Agassi, além de, é claro, lendas do boxe como Mike Tyson ou Evander Holyfield.

A entrada dos lutadores foi adiada em 45 minutos, por conta de problemas com a forte demanda de pacotes de pay-per-view.

No caminho do vestiário ao ringue, o Pacquiao esbanjou serenidade, sorrindo de orelha em orelha e tirando até um 'selfie' com o treinador Freddie Roach.

Já 'Money' entrou no ringue com cara de poucos amigos e cercado de seguranças ainda mais carrancudos.

O início da luta foi bastante travado, mas aos poucos Pacquiao foi incendiando a torcida com seu estilo mais agressivo, porém pouco efetivo.

O assalto mais quente foi o terceiro com um golpe no limite da linha de cintura de Mayweather que tirou 'Pacman' do sério pela primeira vez da luta, mas o mais espetacular foi o quarto, com direito a uma sequência de golpes de Pacquiao, depois de um direto incrível de esquerda.

O americano, porém, deu o troco no quinto, mostrando muita intensidade. O filipino sempre teve mais iniciativa, mas não foi premiado.

'Money' levantou a mão em sinal de comemoração a poucos segundos do fim, antes mesmo do gongue final soar, como se soubesse que os juízes iriam dar mais valor à sua frieza tática do que às investidas do adversário.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.