Para rival por vaga olímpica, Anderson Silva no taekwondo é 'piada'

  • Yahoo Esportes
Para rival por vaga olímpica, Anderson Silva no taekwondo é 'piada' (Reprodução)
Para rival por vaga olímpica, Anderson Silva no taekwondo é 'piada' (Reprodução)

Número 18 do ranking mundial da categoria +80kg do taekwondo, o brasileiro Guilherme Felix demonstrou, nesta quinta-feira, que os atletas da modalidade não digeriram bem a notícia de que o lutador de MMA Anderson Silva está disposto a disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Principal nome do País na categoria em que Anderson supostamente lutaria, Guilherme Felix desabafou pelo Facebook e classificou como "piada" a ideia. "Vamos parar com a brincadeira! Eu e a maioria dos atletas de taekwondo estamos cansados dessa polêmica do Anderson Silva dizer que vai tentar vaga pros Jogos Olímpicos. Não tenho nada contra ele e nem o conheço pessoalmente, mas esse tema é motivo de piada", escreveu Guilherme, que logo depois deletou a postagem.

"Ele (Anderson Silva) pode tentar, assim como qualquer um devidamente filiado e regularizado pode tentar. Muitos levando isso a sério, mas pra mim não passa de brincadeira, marketing pessoal dele. Todos estão falando de forma cautelosa, eu cansei. Se ele quer mesmo disputar a vaga pros Jogos, que venha. O risco é dele e acho que vai ter que se preparar muito pra não passar vergonha. Estou ansioso! Aqui não vai ter mais piadinha e brincadeira com coisa séria", dizia o restante da postagem.

Na segunda-feira, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) publicou carta de Anderson Silva ao presidente da entidade, Carlos Fernandes, em que afirma ter vontade de disputar os Jogos do Rio-2016 e se coloca à disposição. No texto, o lutador rasga elogios ao cartola, que não tem apoio da maioria dos atletas da modalidade.

Antes, na quinta-feira da semana passada, a CBTKD havia anunciado que um dos quatro convites aos quais o Brasil tem direito no taekwondo olímpico como dono da casa será utilizado na categoria +80kg. Assim, Anderson Silva não precisaria obter a classificação pelos critérios regulares - terminar o ranking olímpico entre os seis primeiros do mundo.

A CBTKD, porém, não explicou se Anderson, que sequer é filiado à Federação Internacional de Tae Kwon Do (WTF, na sigla em inglês), entraria zerado na disputa interna pela vaga, tendo que começar pelos campeonatos estaduais até chegar à seleção e, só depois, lutar contra os melhores atletas da categoria. Fora da seleção de 2015, ele não tem como obter pontos no ranking para passar Guilherme Felix, por exemplo.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.