Romário faz 48 anos; relembre momentos da carreira do atleta

  • Terceiro Tempo/UOL

Em campo, o polêmico atacante de pernas curtas protagonizou diversos lances de pura arte e habilidade. 

Quem não se lembra do desconcertante elástico no volante Amaral em mais um gol contra sua vítima preferida, o Corinthians? E os dois gols decisivos contra o Uruguai no Maracanã pelas Eliminatórias do Mundial de 94?

Por essas e outras, só para citar alguns exemplos, era tido e havido como um gênio da grande área. Num curto espaço, era capaz de vencer o zagueiro e o goleiro com um toque sutil e inesperado para as redes.
O marcante camisa 11 foi revelado pelo Vasco em 1985, quando fez dupla de ataque com Roberto Dinamite.

Em 1988, após vencer o bicampeonato estadual, transferiu-se para o PSV Eindhoven (HOL). Ficou algumas temporadas no futebol holandês (1988 a 1993) de onde saiu para virar grande ídolo no Barcelona. No time catalão, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1994. No ano seguinte, retornou ao Brasil para formar o "melhor ataque do mundo? ao lado de Edmundo e Sávio no centenário do Flamengo. Mas o fracasso no clube da Gávea foi retumbante e ocasionou sua ida, em 1996, para o Valência, da Espanha. Não tardou em voltar ao Rubro-negro carioca para jogar com mais brilho e ser campeão entre 1998 e 1999.

Romário só saiu do Mengão para voltar às origens em São Januário. Lá, conquistou novos títulos, sagrou-se artilheiro do Brasileirão-2005 com quase 40 anos nas costas e encerrou a longeva carreira no final de 2007.

Nesse meio tempo, teve ainda passagem pelo Fluminense e, na campanha do milésimo gol, peregrinou pelo futebol árabe, norte-americano e até australiano.

Após descartar a possibilidade de seguir a carreira de técnico ? logo depois de pendurar as chuteiras assumiu o comando do Vasco em alguns poucos jogos no início de 2008.

É embaixador do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Pai de seis filhos, possui residência fixa no Rio de Janeiro.

Em março de 2009 assumiu o cargo de coordenador de futebol do América-RJ, clube de coração de seu pai, senhor Edevair, falecido em 22 de maio de 2008.

Em 20 de agosto de 2009, Romário foi inscrito como jogador do América para disputar o campeonato carioca da segunda divisão. A intenção do Baixinho, além de ajudar a equipe, será a de realizar o sonho de seu querido pai, que tanto quis ver o filho vestindo a camisa rubra do time carioca.

Brigas e pérolas:

Jogador polêmico e sem papas na língua, Romário costumava cobrar dívidas em público dos dirigentes e protagonizou famosos bate-bocas pela imprensa com Pelé, Zico, Edmundo e o falecido Eduardo Vianna, o "Caixa d?Água?. Já disparou pérolas como: "O Pelé calado é um poeta?, ou "Deus apontou pra mim e disse: "você é o cara??.

Vida política:

Além de um atleta consagrado, em 2010 Romário se elegeu deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. O ex-jogador estava filiado ao PSB-RJ, e recebeu cerca de 140 mil votos.

No dia 1º de fevereiro de 2011, o ex-jogador assumiu a cadeira de deputado