Tecnologia permitirá torcedores apoiarem e até vaiarem partidas remotamente no Japão

  • Extra/Globo
Tecnologia permitirá torcedores apoiarem e até vaiarem partidas remotamente no Japão (Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)

 Enquanto as equipes esportivas do Japão preparam um retorno cauteloso às atividades após a pandemia, uma empresa desenvolveu um aplicativo que permite aos fãs torcer remotamente por seus times que jogam em estádios vazios.

A liga profissional de beisebol de Nippon está programada para ser retomada em 19 de julho, e a expectativa é de que o futebol da J League comece algumas semanas depois. Porém, nenhum fã poderá entrar nos estádios em meio a temores de novas infecções por coronavírus.

O sistema "Remote Cheerer" permite que os fãs que assistem partidas na televisão nas salas de suas casas aplaudam ou vaiam os jogadores em campo por meio de seus smartphones, enviando uma mensagem pré-gravada ou uma mensagem pessoal. As vozes que eles emitem reverberam pelo estádio em tempo real, transmitidas por alto-falantes gigantes.

A Yamaha, que desenvolveu o aplicativo, testou recentemente o sistema no Shizuoka Stadium ECOPA, com capacidade para 50.000 pessoas, usado principalmente para o futebol, com dois clubes da J League, Jubilo Iwata e Shimizu S-Pulse, participando da tentativa.

De casa, os fãs conseguiram enviar seu apoio através de 58 alto-falantes em todo o terreno.

"Em um ponto durante o teste de campo do sistema, fechei os olhos e parecia que os torcedores estavam ali no estádio comigo", disse Keisuke Matsubayashi, um funcionário da empresa do estádio. "Este sistema tem o potencial de animar os jogadores, mesmo em um estádio desse tamanho".

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.