Van Gaal questiona Fifa e diz: "Brasil não deve querer enfrentar a Holanda"

Técnico condena fato de entrar em campo antes da Seleção de Felipão, não consegue se esquivar de pergunta sobre duelo com brasileiros e faz mistério

  • Globoesporte / Por Diego Ribei
Van Gaal ataca a Fifa: ((Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com))
Van Gaal ataca a Fifa: ((Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com))

Nesta segunda-feira, a Holanda enfrenta o Chile às 13h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo, exatamente quatro horas antes de o Brasil definir seu futuro na Copa do Mundo diante de Camarões, em Brasília. Van Gaal, técnico holandês, questionou o fato de sua seleção entrar em campo antes das partidas que definirão os adversários das oitavas de final (México e Croácia também jogam às 17h). O treinador até tentou evitar falar sobre um possível encontro com a seleção brasileira, mas não conseguiu se esquivar.

Holandeses e chilenos cruzarão na próxima fase com as duas equipes que avançarem no Grupo A, em que Brasil, Croácia e México lutam por duas vagas - o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro.

- É claro que o Brasil não deve querer enfrentar a Holanda. Marcamos gols, e gols fantásticos. Quero ser sempre o primeiro do grupo, isso não tem nada a ver com o Brasil especificamente - afirmou Van Gaal.

Em 2010, a Holanda eliminou o Brasil nas quartas de final. O treinador questionou o fato de o Brasil jogar já ciente da colocação do Grupo B:

- A Fifa, para cada partida, tem toda essa publicidade de fair play, isso não é fair play, não. Nós vamos nos concentrar na vitória. Não acredito que isso vai ser afetado por eles jogarem depois de nós. Creio que eles vão cumprir seu papel. Mas é uma questão de debate.

Van Gaal não confirmou a escalação da Holanda e questionou o fato de a mídia holandesa dar informações sobre a provável formação da equipe.

- Não vou falar sobre nenhum jogador individualmente. Não quero que os adversários tenham mais informação. A mídia holandesa dá muitas informações, mas eu não gosto disso. Deveríamos estar mais do mesmo lado - disse o treinador.

Sem o atacante Robin Van Persie, suspenso pelo segundo cartão amarelo, e Bruno Martins Indi, que sofreu concussão na vitória por 3 a 2 sobre a Austrália, o ponto de interrogação é sobre o esquema tático que o treinador utilizará e quem serão os substitutos. Em treino no Rio de Janeiro, antes da viagem, os escolhidos foram Clasie e Memphis Depay. A imprensa holandesa, porém, diz que outra formação foi testada em atividade realizada neste sábado, já em São Paulo. No meio-campo, Leroy Fer e Wijnaldum entrariam nas vagas de De Guzmán e Clasie, enquanto no ataque Kuyt ficaria no lugar de Memphis Depay. Nesse caso, o 4-4-2 testado anteriormente daria lugar a um 4-3-3, com Sneijder centralizado no ataque.

Um empate com o Chile na Arena Corinthians garante a Holanda a classificação no primeiro lugar do Grupo B da Copa do Mundo. Ambos têm seis pontos e vaga assegurada nas oitavas de final, mas os europeus levam vantagem pelo saldo de gols.

- Estou satisfeito de ter chegado a segunda fase. Qualquer comentário nesse momento, posso estimular o adversário. Cada seleção tem suas dificuldades - destacou o técnico.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.