215 pessoas são atendidas pela Carreta da Justiça em Laguna Carapã

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação ()
Foto: Divulgação ()

Mais uma vez a Carreta da Justiça beneficiou a população das comarcas que ainda não possuem Fórum. Desta vez, a comarca de Laguna Carapã recebeu os serviços jurídicos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Nos cinco dias de atendimento, pelo menos 215 pessoas foram até a unidade móvel que funciona como um verdadeiro Fórum. O destaque desta edição foi o casamento homoafetivo, primeiro na Carreta entre companheiros do sexo masculino.

Durante os trabalhos, que foram de 26 a 30 de junho, a equipe do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela Carreta da Justiça, realizou 26 conversões de união estável em casamento, incluindo a homoafetiva do casal de Anderson, 33 anos, operador de cartão, e Raphael, professor, 28 anos.

Outro destaque de Laguna Carapã foi o grande número de ações de cobrança, foram 37 ao total. Também foram realizados quatro pedidos alimentos, guarda e visita, dois divórcios, 32 atendimentos do Instituto de Identificação para RG e 32 atendimentos para consultas e orientações gerais.

Agora, a Carreta da Justiça faz uma pausa, e volta no dia 10 de julho para atender a população de Vicentina, que fica a 250 km da Capital. A população vicentinense pode se preparar para aproveitar os serviços gratuitos, rápidos e de qualidade do Poder Judiciário de MS. A Unidade Móvel estará, entre os dias 10 e 14 de julho, em frente ao Centro de Convivência do Idoso (Conviver), na Rua Carlos Farinha.

São oferecidos serviços das áreas cível e criminal, de competência dos Juizados Especiais, como conversão de união estável em casamento, exames de DNA, divórcios, dissoluções de união estável, investigação de paternidade, pedidos para receber pensão alimentícia ou parar de pagar, reconhecimento de paternidade, além das audiências cíveis e criminais já pautadas.

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início de sua gestão não mediu esforços para alcançar o maior número possível de comarcas no menor tempo, fazendo da celeridade uma constante. Por isto já definiu os trajetos até 2018, confira.

Depois de Vicentina será a vez de Jateí, de 17 a 21 de julho, e Novo Horizonte do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto.

Quatro cidades serão contempladas nos meses de agosto e setembro: Juti (de 21 a 25 de agosto), Douradina (de 28 de agosto a 1º de setembro), Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro).

Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro). Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça em 2018 - de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

A Carreta da Justiça faz parte do Programa Judiciário em Movimento do Poder Judiciário de MS e a unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado, com competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais, além de Tribunal do Júri.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.