A cada 24h, mais de 6 casos de dengue são confirmados

A situação mais crítica com relação a infestação do mosquito acontece nos Distritos

  • Diárioms

Entre janeiro e fevereiro foram 371 casos confirmados de dengue em Dourados entre 406 notificados, o que estabelece uma média de 6 por dia. O índice de incidência da doença é de 204 casos. Esses dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou Boletim Epidemiológico na sexta-feira, 1° de março. Em Mato Grosso do Sul já são 19 mortes confirmadas, sendo uma delas registrada em Dourados. Conforme a Secretaria, situação está sob controle, mas preocupa.

A situação mais crítica com relação a infestação do mosquito acontece nos Distritos. Entre sete, a situação mais alarmante é em Itahum, onde em 728 visitas de agentes de saúde, 59 focos foram encontrados. A zona rural concentra a maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença. Mais de 30% de todos os casos notificados estão nesta área, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde.

O diretor do Departamento, Eduardo Arteiro Marcondes, aponta alguns dos motivos que colaboram para esse cenário. “Apesar dos constantes esforços para o combate, ainda não conseguimos explicar o porquê da situação não mudar. Pode ser a forte ocorrência de chuvas, mas a falta de conscientização da população dessa área, que talvez não tenha a percepção de que é preciso cuidar tanto quanto na cidade, é algo que consideramos como fator principal”.

No mesmo período de 2012, Dourados teve 40 casos notificados e seis confirmados. Este ano foram 570 notificados e 371 confirmados. O aumento consideravelmente expressivo preocupa, até porque março é um mês onde a ocorrência de chuvas é uma característica da época. “Estamos em alerta total por esse período. É uma diferença muito grande para o ano passado e a tendência é seguir aumentando. O trabalho de combate segue intensificado até rompermos esse mês pelo menos”, diz Marcondes.

Em todo o Estado são 54 municípios com alta incidência de casos de dengue. O primeiro na lista é Campo Grande, com 32.365 casos notificados, com uma média de quatro mil por dia considerando janeiro e fevereiro. Dourados aparece na 62ª posição, com 406 notificações e incidência de 204 casos por dia, no mesmo período. Esse número é 14 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.