Agepan e Sejusp realizam seminário estadual sobre transporte de passageiros

Para fazer a inscrição no evento é necessário enviar email com o nome da instituição

  • Agência Brasil

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de MS (Agepan) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizam, em parceria, o Seminário Estadual de Transporte de Passageiros “Viagem Feliz por MS – os eventos internacionais e suas Inter-relações”, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Campo Grande.

A Agência está desenvolvendo, desde janeiro de 2012, o Programa “Viagem Feliz”, em parceria com empresas de transporte de passageiros, prefeituras e o governo do Estado, por intermédio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados – atendimento, estrutura física, segurança - visando, especialmente, aos eventos internacionais que serão realizados no Brasil a partir de 2013, e que promoverão uma exposição massiva do País em âmbito internacional. A Agepan tem, entre suas competências, a regulação e a fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

O Programa “Viagem Feliz” atende os destinos turísticos dos municípios de Campo Grande, Corumbá e Bonito e deve continuar pelos próximos dois anos, devendo estender-se para outras regiões do Estado gradativamente.

Além da segurança dos passageiros, policiamento e fiscalização, foram incluídos outros temas complementares para serem abordados durante o evento como, por exemplo, a necessidade de adequação dos terminais rodoviários em diversos municípios do Estado e as formas de obtenção de recursos para esse fim.

Uma das justificativas para a realização do seminário é que Mato Grosso do Sul faz fronteira com outros países e, por esse motivo, as ações de fiscalização para combate às drogas e contrabando devem ser mais intensas abrangendo, inclusive, o transporte coletivo de passageiros. Assim sendo, faz-se necessária discussão mais abrangente a respeito dos cuidados que devem ser observados na abordagem de viajantes das mais diferentes origens e culturas, a fim de evitar situações que possam causar constrangimentos e deixar uma impressão negativa do País e do Estado.

Para fazer a inscrição no evento é necessário enviar email com o nome da instituição, nome do participante, cargo e forma de contato para: [email protected] .