Agricultora colhe maracujá em formato de órgão sexual masculino

Fruto com formato atípico recebeu o acompanhamento de pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

  • Correio do Estado

Um morador do Baixo São Judas Tadeu, em Coxim (MS), que pediu para não ser identificado, colheu há alguns dias, um maracujá em formato de órgão sexual masculino. A fruta, normalmente, possui um formato oval.

Um caso semelhante foi registrado ano passado, em São José do Ribamar (MA), mas em Mato Grosso do Sul não há publicação de outra fruta com a mesma característica.

O maracujá nasceu em fevereiro deste ano e recebeu acompanhamento de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Neste caso, os pesquisadores da Emprapa relataram que o fruto tomou forma de pênis somente no mês janeiro. A dona da fruta explicou que o maracujá surge no formato ovalado e depois desenvolve aquele formato.

Conforme o pesquisador de recursos genéticos vegetais da Embrapa, Marcelo Cavallari, foi a primeira vez que eles tiveram notícias de um fruto com essas características.

Neste caso que aconteceu no Maranhão, foi preciso uma pesquisa no Banco de Germoplasma “Flor da Paixão”, no Distrito Federal, que abriga a maior coleção de passifloras (maracujás) do mundo, segundo a Embrapa. O acervo é de mais de 150 espécies de maracujá. "Só fazendo um comparativo para poder entender melhor o que ocorreu com o fruto e saber se houve outros registros semelhantes no país".

Com informações do site Coxim Agora.