Aluno de Nova Andradina é finalista da Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa

Olimpíada tem caráter bienal e, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas

  • Assessoria

Durante a oficina sobre Memórias Literárias, realizada em São Paulo, como parte das atividades da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, foram selecionados 38 finalistas de todo o Brasil que trabalharam com o gênero.

Entre eles está Jadson Barbosa Alves, estudante da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, único de Mato Grosso do Sul selecionado na categoria “Memórias Literárias”, e que participou da oficina acompanhado pela professora Maria José dos Santos Zanquetta.

Os textos vencedores nas categorias “Crônicas”, “Memórias Literárias”, “Poema” e “Artigo de Opinião” serão conhecidos em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro, durante o Encontro Nacional da Olimpíada.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.