Campeã de Reality Show capacita mulheres em situação de vulnerabilidade

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Vencedora da segunda edição do reality Bake Off Brasil, a chef confeiteira Camila Poli ministrou, no período de 19 a 23 agosto, uma semana de aulas para um grupo de 14 mulheres entre detentas, egressas do sistema prisional e vítimas de violência doméstica que participam do curso de técnicas de confeitaria básica "Mais que Doce".

Oportunizado por meio de uma parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac/MS) e o Ministério Público do Trabalho de MS, o curso "Mais que Doce" tem o objetivo de reinserir no mercado de trabalho e aumentar o potencial de empregabilidade das participantes.

Ao longo da capacitação, as participantes aprendem a produção de diversas doces com possibilidades de comercialização, como pão de mel, alfajor, bolo de pote, docinhos e bolos. No último dia das aulas com a instrutora Camila, o grupo aprendeu a confeccionar um bolo com pasta americana.

Em meio a sorrisos e desafios de dominar a técnica, as alunas foram experimentando um pouco desse universo da confeitaria que mudou a vida de Camila e também pode ser um recomeço para elas.

“Esse curso é uma realização para muitas pessoas, sobretudo para essas mulheres que terão a oportunidade de mudar de vida, porque hoje a confeitaria virou uma profissão e está sendo muito procurada. O bolo artístico e a confeitaria em geral hoje conseguem te levar a uma independência financeira que é o que buscamos para elas”, destacou a chef.

O projeto, segundo explica Camila, visou a produção de doces que as participantes pudessem reproduzir em casa, no sistema faça e venda, como biscoitinhos, bolo de pote e pão de mel. “Mas não poderia faltar um bolo de pasta americana que é minha especialidade e eu acredito que elas ficaram muito orgulhosas e felizes de fazer este bolo, que realmente é um desafio para quem nunca fez”.

A chef confeiteira explica que iniciou da mesma forma, no amadorismo, assistindo vídeos pela internet. Ela não tinha curso e conseguiu participar de um reality show e vencer a competição. “A confeitaria mudou a minha vida, eu estava bem perdida e depois que entrei nesse mundo tudo da minha vida ficou mais doce e eu acredito que é uma oportunidade muito grande para elas mudarem a história delas e tornarem a vida delas e das pessoas também muito mais doce”.

As aulas tiveram início no dia 5 de agosto e a formatura será na manhã desta quinta-feira (29). As aulas foram ministradas pelas docentes do Senac, Vera Regina e Luciana Spindola, e pela chef Camila Poli, na unidade Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande.

Saiba mais – Com carga horária de 66 horas/aula, a capacitação teve, dentre os temas de sua programação, além do conteúdo prático de confeitaria e comunicação e expressão, aulas em que foram abordados os aspectos jurídicos e psicossociais da violência doméstica, ministradas pela juíza Jacqueline Machado e técnicas da Coordenadoria da Mulher do TJMS.

Ao final do curso, o Senac disponibilizará até quatro vagas de estágio de 30 dias no restaurante Escola Senac ‘Terra das Águas’ para as alunas com melhor desempenho, além de realizar o acompanhamento pedagógico referente à aprendizagem, mediante instruções e conselhos às participantes.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.