Casos de dengue passam de 2 mil em Três Lagoas

Já foram confirmados 180 casos e descartados 116

  • Hoje mais

Com o índice de infestação de dengue, o “Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti)” em 3.1, Três Lagoas está em estado de alerta com a dengue. O Ministério da Saúde preconiza que as cidades registrem menos que 1.0 no Lira.

As estatísticas por bairro são ainda mais alarmantes. Os números de casos são um reflexo dessa infestação.

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, do início de janeiro até o último sábado, foram 2.204 notificações.

Somente na última semana 11 – que terminou no último sábado (16) – foram 361. Apesar de alta, a quantidade foi menor do que a da semana anterior, quando houve 452 notificações.

Já com relação aos resultados dos exames realizados até agora, ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 180 casos e descartados 116.

Índice em três bairros chega a 6.1

Segundo explica Neide Yuki, diretora de epidemiologia da Secretaria de Saúde, para a realização do Lira, a cidade é dividida em grupos formados por bairros.

O grupo 4, composto pelos bairros Nossa Senhora das Graças, Santa Rita e Parque São Carlos apontam a maior infestação com 6,1. No local foram visitados 375 imóveis, deles 24 casas estão com vetores.

Em segundo lugar vem o grupo 4, composto por Vila Nova, Vila Alegre, Cohab JK. Nestes locais o Lira está em 3.1, foram vistoriados 424. A epidemiologia encontrou 13 focos neste grupo.

Em terceiro lugar está o grupo 2, referente ao bairro vila Piloto. O local está com um índice de 2.7, o total de imóveis visitados foram 112 e com vetores três casas.

Na sequência, em quarto lugar vem o grupo 1, referente aos bairros Interlagos, Santo André, Paranapungá, com um índice de 2,6. O número de imóveis visitados foi de 380, o total de depósitos positivos foram 10.

O grupo 6, referente ao bairro Jardim Maristela ficou em quinto lugar com um índice de infestação de 1.5. No local foram visitadas 194 casas, delas, três estavam infectadas.

Por último ficou o grupo 5, composto pelos bairros Vila Haro, Santa Luzia, com um índice de 1.4, com 414 imóveis visitados e seis casas contaminadas.