Cerca de 1.200 RG deixarão de ser feitos com greve dos papiloscopistas em MS

Os papiloscopistas também são responsáveis pela identificação criminal por impressão digital ou reconstituição facial

  • MidiaMax

Os papiloscopistas de Mato Grosso do Sul iniciaram na manhã desta segunda-feira (19) uma paralisação nacional pela inclusão da função na categoria de peritos oficiais. A greve permanecerá até amanhã (20) e cerca de 1.200 RG deixarão de ser feitos em todo o Estado.

“Reconhecemos o desconforto para as pessoas que vêm em busca do Registro Geral, mas estamos lutando pelo benefício da categoria”, afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Papiloscopistas em Mato Grosso do Sul, Márcio Cristiano Paroba.

O Projeto de Lei número 244/2009 aprovado pelo Congresso Nacional incluiu os profissionais na categoria que desejam, porém a presidente Dilma Rousseff vetou a lei. Com isto, o Congresso Nacional deve apreciar o veto amanhã (20).

Para tanto está ocorrendo este movimento nacional pela derrubada do veto e efetivação da lei. O argumento dos profissionais é de que com a não inclusão na categoria, os papiloscopistas podem ser contestados em algum julgamento ou ação judicial.

Em Mato Grosso do Sul são feitas cerca de 600 RG por dia e em Campo Grande são feitos cerca de 300 por dia. Nestes dois dias de paralisação cerca de 600 pessoas não terão acesso ao documento.

Este é o caso do carpinteiro Fábio Jara, que se deslocou de onde mora na saída de Sidrolândia, mas não conseguiu emitir a segunda via do RG. “Achei ruim essa greve, deveria ser avisado com antecedência. Eu, por exemplo, não teria atravessado a cidade e ainda posso ser prejudicado no serviço”, afirmou.

Os papiloscopistas também são responsáveis pela identificação criminal por impressão digital ou reconstituição facial (retrato falado e projeções de envelhecimento).

Passaportes

Os peritos da Polícia Federal também aderiram a paralisação durante os dois dias. Portanto, os passaportes também estão deixando de serem expedidos.