Chuva deixa 9 municípios em alerta em MS

A situação mais grave é em Aquidauana, onde mais de 250 famílias deixaram suas casas

  • Campograndenews

Pelo menos nove municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta por causa da chuva que atinge o Estado desde o início da semana. Conforme o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Ociel Ortiz, problemas ocasionados pela chuva foram registrados em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Coxim, distrito de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti), Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Nioaque e Camapuã.

As prefeituras de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti decretaram situação de emergência. Os outros municípios ainda estudam a possibilidade. A situação mais grave até agora ocorre em Aquidauana e Anastácio, onde o nível do rio Aquidauana chegou a 10,2 metros. No sábado baixou para 9,9 metros e nesta manhã de domingo voltou a subir, marcando 9,98 metros, segundo informações do Corpo de Bombeiros do município.

Segundo informações dos militares, 117 famílias foram removidas pelos bombeiros e prefeitura. A estimativa é que mais de 250 famílias ribeirinhas tenham deixado suas casas, muitas delas, por conta própria.

Em Anastácio, algumas famílias ribeirinhas foram levadas para uma escola. Estradas e pontes foram danificadas pela chuva e o trânsito está prejudicado.

Outros municípios

O nível do Rio Taquari, em Coxim, atingiu 5,8 metros na manhã desta sexta-feira (4) e continua subindo, segundo o coordenador estadual da Defesa Civil. Algumas estradas sem pavimentação estão intransitáveis.

No distrito de Palmeiras, a 25 quilômetros de Dois Irmãos do Buriti, 35 famílias ribeirinhas já foram retiradas das casas, por conta da cheia do Rio Aquidauana. Os ribeirinhos estão sendo resgatado de barcos.

Em Miranda, o rio atingiu 6,82 metros e continua subindo. Apesar da água não ter atingido das residências dos ribeirinhos, seis famílias foram retiradas de forma preventiva. Camapuã está com estradas intransitáveis e pontes prejudicadas pela chuva. Em Corumbá, a situação é de risco em algumas encostas, pelo fato do solo estar encharcado e ter risco de desabamentos.

Em Ribas do Rio Pardo, a chuva provocou o aumento do nível do rio Botas, em mais de 5 metros, que é a altura de uma ponte que passa sobre o rio. Segundo a prefeitura do município, um balneário e várias casas foram atingidas pela água e pontes foram interditadas. Pelo menos cinco famílias ribeirinhas já deixaram as casas e, por conta do volume de água no Rio Botas, o Rio Pardo também começou a subir.