Cinco pessoas são presas com 18 cães de caça em MS

Os cinco caçadores receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia.

  • Redação
Acampamento feito pelos caçadores - Foto: PMA
Acampamento feito pelos caçadores - Foto: PMA

Durante fiscalização em uma propriedade rural em Nova Alvorada do Sul na tarde de ontem (31/03), a Polícia Militar Ambiental de Batayporã localizou um acampamento no meio da mata. No local, os policiais encontraram cinco cães, barracas e dois animais da espécie javali abatidos e carneados. 

Enquanto era realizada a vistoria na localidade, chegou um veículo Chevrolet S-10 com três pessoas e outras duas que estavam em duas motocicletas. Na caminhonete, a equipe da PMA encontrou três armas de caça, sendo duas espingardas cartucheiras calibre 28 e uma de calibre 20.

Na carroceria do veículo havia uma gaiola com mais 13 cães que estavam amontoados e estressados, em situação de maus-tratos. Em uma das motocicletas foi localizada uma espingarda calibre 12. Todas as quatro armas estavam municiadas e não possuíam documentação. As cinco pessoas, dentre elas, duas mulheres, voltavam de uma caçada. Os cães que estavam no acampamento não tinham alimentação e nem água.

Os cachorros, armas e veículos foram apreendidos. Os cinco caçadores, de 44, 37, 34, 24 e 23 anos, receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul, onde foram autuados por crime ambiental de maus-tratos a animais e por porte ilegal de armas.

A pena para maus-tratos é de três meses a um ano de detenção e para o crime de porte ilegal é de dois a quatro anos de reclusão. O proprietário dos 18 cachorros também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5 mil pela infração de maus-tratos.

As cinco pessoas não possuíam a autorização ambiental obrigatória para o abate de javalis. A caça do javali está permitida, pois ele foi declarado nocivo pelo órgão ambiental, por ser uma espécie exótica invasora que está causando grandes prejuízos no Estado. Entretanto, são necessários alguns procedimentos administrativos, como, por exemplo, ter autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No portal do órgão há todas as informações para que a pessoa possa fazer o controle (caça) do animal nocivo legalmente.

Armas apreendidas com os caçadores - Foto: PMA
Armas apreendidas com os caçadores - Foto: PMA

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Deleon

    Deleon

    Nao concordo com essa atitide do ibama nao .ja que o javali é liberado por ser uma praga ....pq vcs nao prende ou multa os fazendeiro ou os usineiros que fazem grande desmatamento para o seu gado ou para plantar cana de acucar...a ja sei é pq eles tem dinheiro e sao peixe grande..ou vcs da uma de doido ou comem bola.

  • Rogério

    Rogério

    As pessoas são assim todo mundo defende o javali não defende quem planta o futuro do mundo e os agricultor o crime q essas pessoas cometeu e bem pequeno em vista de muitos outros né como tais desmatamento uso impróprio de águas dos rios para irrigação agora vou mexer na firida muitos desses fazendeiro q são contra a caça do javali e porque eles usa as apps de suas fazendas onde era para estar cercada e usar pra gado comer

  • João José Monteiro da Silva

    João José Monteiro da Silva

    Deveriam pagar e fornecer munição aos caçadores que estavam exterminando uma praga que já deu milhões de reais de prejuízos aos lavradores.

  • Valdo

    Valdo

    Boa tarde
    O ibama deveria pagar para os caçadores caçar javali e não dificultar a caça o caçador tem gastos pra manter a matilha e ajudar no controle de javali

  • Alexandre Muniz de Souza

    Alexandre Muniz de Souza

    Bom diiiiia, se o javali e liberado ,pra que essa boroclacia absurda, já não pode caça Animal silvestre , concordo plenamente, vamos fácilitar pra quem gosta de caça , não importa como tá caçando se e com cachorro ou arma o importante e o controle . esse tipo de arma antiga não vai ter documentação ,e só pra caça ! não e pra assalto, aliás nunca vi ladrão roubar com espingarda de cartucho..

  • ANTONIO EDUARDO DA SILVA

    ANTONIO EDUARDO DA SILVA

    Javali não faz parte da fauna brasileira e é uma espécie que causa danos a nossa agricultura, está liberado para abate pelo Ibama . Os caçadores precisam estar legalizados e os cães bem tratados.

  • Rogério Alves Pedroso

    Rogério Alves Pedroso

    Bom dia 👍 eu não entendo se a caça tá liberado pra javali que é uma praga invasora porque fazer uma polêmica florestal que aprendeu caçando javali e ainda falando que cachorro de caça é maltratado de certo o cara vai para o meio do mato levar a caminha levar a saca de ração para levar bichinho para cachorro no meio do mato aí o cara tem que ver se tá no mostrado na casa do cara cachorro de caça você mesmo se machuca tá andando no meio do mato então não deveria ter sido aprendido 😎

  • João Rodrigues

    João Rodrigues

    Javali é praga têm matar mesmo, não vai demorar o Ibama estar mendigando aos caçadores legalizados o abate, deveriam boicotar. O Ibama não dá nenhuma ajuda de custo e custa caro ser caçador legalizado.

  • Luis sabtos

    Luis sabtos

    Eu acho Rui quando é pra vende, mais pra comer não deveriam proibir .

  • Almino

    Almino

    Os Javalis está devastando o meio ambiente e prejudicando os produtores rurais e as " autorudades" dando apoio à essa praga e situando às pessoas. Traficantes, ladrões, assassinos numa boa e as autoridades FERNANDO quem está contribuindo com tudo.

  • Batista

    Batista

    Javali não faz parte da fauna brasileira e é uma espécie que causa danos a nossa agricultura, está liberado para abate pelo Ibama . Os caçadores precisam estar legalizados e os cães bem tratados.

  • edson

    edson

    Parabéns para os policiais ambientais prenderem esses caçadores de animais sem ter licença destruindo nossa fauna.

  • Gibimba

    Gibimba

    Parabéns pela mega operação,retirar criminosos perigosíssimos como esses do meio da sociedade é o essencial a se fazer num momento de crise.