Alerta: Criança de 8 anos morre de dengue no município de Naviraí em Mato Grosso do Sul
A morte da menina foi confirmada em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Uma criança de 8 anos morreu vítima de dengue em mato grosso do sul. A morte da menina foi confirmada em boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Conforme os dados divulgados, a menina residia em Naviraí e não apresentava comorbidades. Ela começou a apresentar sintomas em 29 de abril e morreu no dia 4 de maio, mas a confirmação de que a causa foi dengue foi na última quinta-feira (15). Com esta morte, Mato Grosso do Sul chega a 11 óbitos confirmados em decorrência da doença neste ano, além de outros nove que estão em investigação.
As mortes ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí e Naviraí. Com relação aos casos, foram notificados 11.602 prováveis, sendo 4.517 casos confirmados. Ainda conforme o boletim epidemiológico, dos 79 municípios do estado, 53 estão em alta incidência de dengue.
Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do ministério da saúde 241.030 doses da vacina. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.
A dengue
A dengue é uma doença febril transmitida pela picada de mosquitos Aedes, principalmente o Aedes aegypti. É caracterizada por febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, e pode evoluir para formas graves. A prevenção da dengue foca na eliminação de criadouros do mosquito, como água parada em recipientes.