Deputados estaduais tomam posse com consenso para Paulo Corrêa presidir AL

Posse de 24 eleitos ou reeleitos será às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande

  • André Bento
Posse de 24 eleitos ou reeleitos será às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)
Posse de 24 eleitos ou reeleitos será às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Os 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos nas eleições de outubro de 2018 tomam posse nesta sexta-feira (1) para início da legislatura que vai de 2019 até 2023. Paulo Corrêa (PSDB) foi nome de consenso para presidir a AL-MS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e a disputa pela 1ª secretaria deve ficar entre o novato Capitão Contar (PSL) e o veterano Zé Teixeira (DEM), que já ocupa o cargo. 

De acordo com a AL-MS, a cerimônia será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, em Campo Grande, a partir das 9h.  Em conformidade com o Regimento Interno da Casa de Leis, a sessão será presidida pelo deputado Onevan de Matos (PSDB), atual 1º vice-presidente da Mesa Diretora, reeleito nas últimas eleições.

“Na ocasião, os parlamentares serão empossados com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Logo após a posse, será realizada uma sessão extraordinária para a escolha dos membros da próxima Mesa Diretora da Casa de Leis”, detalha a Assembleia.

Os parlamentares sul-mato-grossenses foram diplomados dia 14 de dezembro de 2018 pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), durante solenidade realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

MAIS VOTADO EM DOURADOS

Diplomado deputado estadual em dezembro, Marçal Filho obteve maior votação em Dourados entre todos candidatos (Foto: Divulgação/AL-MS)
Diplomado deputado estadual em dezembro, Marçal Filho obteve maior votação em Dourados entre todos candidatos (Foto: Divulgação/AL-MS)

Mais votado em Dourados dentre todos os eleitos para essa legislatura, Marçal Filho (PSDB) obteve quase 20 mil votos em sua terra natal, mais do que o dobro do segundo mais votado no município. Além disso, superou até mesmo o número conquistado nas urnas pelo candidato a deputado federal com melhor resultado na maior cidade do interior do Estado.

De acordo com os dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 355 candidatos que disputaram as 24 vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Marçal Filho foi o 11º mais votado, escolhido por 25.437 eleitores. Desse total, 19.021 somente em território douradense.

Ex-deputado federal, ele já havia obtido a maior votação da história da Câmara de Dourados no pleito municipal de 2016, votado por 4.065 eleitores.

Em Dourados, Renato Câmara (MDB) foi o segundo mais votado para deputado estadual. Na busca pela reeleição, o parlamentar conseguiu o que almejava, mas no município em que inclusive disputou a prefeitura em 2016 ficou com 9.375 votos nas eleições gerais de 2018.

Em terras douradenses, Barbosinha (DEM) obteve 7.455 votos, Neno Razuk (PTB) 6.846, e Zé Teixeira (DEM) 6.562. Mais votado em todo Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PSL) ficou com 5.098 votos de Dourados.

Na disputa entre os 130 candidatos a deputado federal por Mato Grosso do Sul, quem mais conquistou votos em Dourados foi Geraldo Resende (PSDB), segundo colocado na disputa pela prefeitura do município em 2016. O parlamentar buscava a reeleição e foi escolhido por 61.675 eleitores sul-mato-grossenses, dos quais 12.037 douradenses. Ele ficou na suplência. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.