Desembargador Athayde Nery de Freitas falece em Campo Grande

  • Redação com TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul informa com pesar nesta terça-feira (13) o falecimento do desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas, ocorrido hoje.

Segundo a Corte estadual, O magistrado estava com a saúde fragilizada e completaria 91 anos em novembro.

O velório será realizado nesta quarta-feira (14), das 8 às 10 horas, no cemitério Parque das Primaveras e o sepultamento será no mesmo local. O cemitério fica localizado na Av. Sen. Filinto Müller, 2211, no Jardim Parati, na Capital.

Formado em Direito, no ano de 1962, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em São Paulo, ele ingressou na magistratura como juiz substituto na comarca de Cáceres (MT). Filho de pai e mãe analfabetos, Athayde se esforçou muito para estudar e tinha muito orgulho das vitórias que a vida lhe permitiu alcançar. Recentemente, em uma entrevista para a Secretaria de Comunicação, ele afirmou: “apesar dos percalços, eu cheguei lá”.

De Cáceres, o então juiz passou a judicar em Corumbá. Como Juiz de Direito, em dezembro de 1967, foi atuar na comarca de Bela Vista e judicou ainda nas comarcas de Ponta Porã e Campo Grande. Por merecimento, em 30 de dezembro de 1979, foi promovido ao cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça. Em 1983 foi Vice-presidente do TJMS e aposentou-se no dia 15 de março de 1985.

Foi ele quem promoveu e cuidou de todos os detalhes do I Encontro da Magistratura de Mato Grosso e esse evento foi motivo de muito orgulho, em razão do sucesso. Mas o desembargador não se restringiu a devotar a vida profissional para a magistratura. Athayde foi vereador no município de Corumbá e, no período de 1957 e 1959, presidiu a Câmara Municipal daquela localidade.

Para o Des. Carlos Eduardo Contar, presidente do TJMS, esse é um momento de muita tristeza, já que mais um integrante do Poder Judiciário Sul-mato-grossense se vai. Ele lembrou que Athayde era natural de Corumbá e foi um dos primeiros naturais do Estado a compor a magistratura sul-mato-grossense.

“Conheci o desembargador quando trabalhei na Secretaria Judiciaria e ele integrava a Turma Criminal. Sempre educado, simpático e prestativo, foi um ser humano de coração grandioso ao acolher, educar e orientar uma grande família. Professor universitário também em minha época de acadêmico, o Des. Athayde era uma pessoa elevada em todos os ramos de atuação pública e particular”, disse o presidente do TJMS.

Outro a lamentar a morte do magistrado foi o juiz Giuliano Máximo Martins, presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul). Ele lembrou que o Des Athayde Nery era o desembargador associado de mais idade da associação, sempre foi referência no Tribunal de Justiça e até o início deste ano comparecia pessoalmente na entidade associativa.

“O Des. Athayde sempre lembrava, com muito carinho, que além de um dos fundadores da Amamsul, ele integrou a primeira diretoria e escreveu o primeiro estatuto da associação junto com outros associados. Isso ele me contou pessoalmente quando foi votar no pleito em que fui eleito para a presidência da entidade e o fato me marcou profundamente. Infelizmente, é mais um magistrado nos deixa”, afirmou Giuliano.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.