Em Porto Murtinho área rural permanece alagada

Prefeito Heitor Miranda dos Santos pede socorro ao governo federal

  • Assessoria

As fortes chuvas dos últimos dias alagaram estradas, sacrificaram animais e praticamente isolaram diversas propriedades existentes nas zonas rurais de Porto Murtinho e Bela Vista. O prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos, pediu 'socorro' ao governo federal ao decretar estado de emergência.

Para checar a situação dos moradores e abastecer o relatório a ser encaminhado às autoridades federais, a Coordenação de Defesa Civil realizou na manhã desta quinta-feira (11/04) um sobrevoo na região e fez os registros fotográficos.

Uma das regiões que mais sofreram com o alagamento provocado pelas chuvas é a da Colônia Ingazeira, às margens do Rio Apa. Habitada por fazendeiros e pequenos produtores, além de sediar um destacamento do Exército, a Colônia está com quase todas as suas vicinais intransitáveis.

As coordenadorias estadual e municipal de Defesa Civil estão acelerando os levantamentos, pontuando itens como a quantidade de desabrigados e de pessoas em situação de risco e áreas vulneráveis, o estado geral das vicinais e pontes, a estrutura disponível de acomodação para alojar as famílias evacuadas, o sistema de drenagem e de escoamento urbano e as condições do dique de 17 km construído para proteger a cidade quando o Rio Paraguai transborda.

Esse relatório será encaminhado, entre outros órgãos, à Secretaria Nacional de Defesa Civil, com pedido de recursos para as ações de emergência. Também servirá para dar suporte ao trabalho que o prefeito Heitor Miranda (PT) está fazendo junto às bancadas federal e estadual em busca de recursos destinados a investimentos de efeito permanente, como a construção de casas populares, pavimentação, conclusão das obras do dique e do sistema urbano de drenagem e controle de enchentes.

Depois de sobrevoar a área rural murtinhense, a equipe da Defesa Civil seguiu para Bela Vista, onde há lugares em que o Rio Apa já transbordou e obrigou a remoção de várias famílias. O tráfego entre Porto Murtinho e Caracol chegou a ser interrompido depois que a cabeceira de uma das pontes da estrada estadual foi rompida pela força das águas.

Ajuda

A Prefeitura de Porto Murtinho tomou todas as providências para garantir atendimento a todas as pessoas que sofrem com as inundações causadas pelas fortes chuvas. O prefeito Heitor Miranda afirma que não basta apenas resgatar os desabrigados e alojá-los em prédios públicos e busca apoio para investir em soluções permanentes para reduzir ao máximo o efeito dessas calamidades.

“O que nós queremos é buscar uma solução mais efetiva e eficaz, dar novas opções de moradias às pessoas que vivem nas áreas e habitações de risco, em lugares mais vulneráveis aos temporais, além de reforçar a infraestrutura urbana de prevenção e controle de enchentes”, disse o prefeito, durante reunião em seu gabinete, com representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), assessores e autoridades.

A visita da Coordenadoria Estadual ao município ocorreu quatro dias após o violento aguaceiro que castigou as áreas urbana e rural, desabrigando cerca de 600 pessoas e destruindo casas.