Em protesto contra o governo do estado, policiais civis fecham a BR-163

Bloqueio começou às 09h desta segunda-feira (20). Pista foi liberada provisoriamente enquanto governador conversa com líderes sindicais

  • Alexandre Duarte

Por melhores condições de trabalho, policiais civis de Dourados fecharam a BR-163 na saída para Caarapó. Bloqueio começou às 09h da manhã desta segunda-feira (20). Pista foi liberada provisoriamente às 09h45, enquanto o governador Andre Puccinelli recebe lideranças da categoria em seu gabinete.

Desde o início das negociações a classe pede reajuste imediato de 25% ainda este ano e mais 25% em 2014, de modo a equiparar o salário pago em Mato Grosso do Sul ao dos estados que melhor remuneram a categoria. Em contraproposta, o governador ofereceu 7% este ano, 8% em 2014 e 12% em 2015. Além disso, Puccinelli disse que na hipótese da categoria não aceitar a proposta o aumento será de apenas 5%.

Segundo Jaime Martinelli, representante do Simpol-MS (Sindicato dos Políciais Civis de Mato Grosso do Sul), além da questão salarial, a classe reclama do déficit no efetivo, que gira em torno de 1000 policias, entre investigadores, papiloscopistas e escrivães.

“Também sofremos com as delegacias em condições precárias, sem as menores condições de trabalho. Tem também a questão das viaturas, que ficam sem manutenção e a maioria não tem mais condições de circular”, complementou.

Martinelli disse ainda que os policiais voltarão a fechar a rodovia por tempo indeterminado, caso a reunião com o governador não seja produtiva.