Especialista em segurança ensina mulheres a se defender até com caneta e evitar crimes

Ele explica que o comportamento distraído delas, somado a má intenção deles, é a combinação perfeita para o crime

  • Midiamax

Quando se trata de violência, as mulheres são uma das principais vítimas. Contra elas estão assaltos, roubos, violência doméstica e estupros. Mas, o que muitas não sabem é que é possível sim evitar entrar nas estatísticas. E que objetos do dia a dia podem ser usados para se defender.

O especialista em segurança, Jeremias de Jesus Junior, conhecido como Perito Junior, explica que é possível não ser vítima de crimes. Ele relata que os criminosos têm um ‘comportamento padrão variado’, isto é, atuam de uma mesma forma, dependendo do crime que pretendem praticar. Por isso, se a mulher conhecer como é o comportamento do criminoso, consegue identificá-lo e evitar cair em alguma emboscada. Como exemplo lembra as mulheres no trânsito. “As mulheres aqui dirigem muito distraídas, não olham para o lado, não observam ao redor. Então, se alguém mal intencionado para do lado da janela, já está ali”, diz.

O comportamento distraído delas, somado a má intenção deles, é a combinação perfeita para o crime. E para ensinar como evitar o problema, Perito Júnior desenvolveu uma técnica chamada ‘Defense Combat System’ que será ensinada em Campo Grande, no próximo dia 28 e 29 durante o 1° Curso de Defesa Pessoal Feminina, que será realizado no Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Teodoro Carvalho, nº 225, bairro José Abrão.

Os temas que serão abordados se dividem em teoria e prática, entre eles: Psicologia Criminal, Conceitos de Defesa Pessoal, Técnicas de Defesa e Ataque, Técnicas de Defesa contra Tentativas de Estupro e outras Agressões do dia a dia, Dicas de Prevenção e Segurança, entre outros.

Em Psicologia Criminal, explica Perito Junior, a mulher vai aprender um pouco da mente dos criminosos, saber como eles se comportam podendo assim evitar uma ação contra elas. Em Dicas de Prevenção e Segurança, ele conta que vai ensinar às mulheres como elas devem se portar para evitar problemas. “Por exemplo, se você está sozinha na rua e vê algum homem que não conhece em sua direção, vai seguir andando para ver qual é? O melhor, é evitar este confronto”, diz.

Mas, se todas as técnicas foram utilizadas e mesmo assim a mulher sofre alguma violência, o tema Conceitos de Defesa Pessoal vai ensinar o que se fazer na hora. Qualquer objeto, desde livros, canetas, a hashi de cabelos, podem ser usados como instrumentos de defesa. Perito conta que no curso mostra a técnica para se aproveitar o que estiver em mão e fazer deste objeto uma ‘arma’ a seu favor. “Este curso não só capacita a mulher fisicamente, mas também lhe dá preparo psicológico e emocional para manter a calma e eleger a melhor oportunidade para escapar”, afirma.

Casos de estupros em Campo Grande

Conforme informações da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), em 2010, 70 mulheres foram violentadas em Campo Grande, em 2011, 90, em 2012, 80 e neste ano 53.

Serviço

O Curso de Defesa Pessoal Feminina será ministrado em Campo Grande, no próximo dia 28 e 29, no Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Teodoro Carvalho, nº 225, bairro José Abrão. O investimento é de R$ 250,00.