Estado tem 4 mortes por gripe em uma semana e número de vítimas vai a 53

Dourados tem duas mortes ocorridas neste ano, de um homem e de uma mulher, ambas atribuídas ao subtipo Influenza A H1N1

  • André Bento
Vacinação contra a gripe teve mais de 90% de cobertura em Dourados (Foto: A. Frota)
Vacinação contra a gripe teve mais de 90% de cobertura em Dourados (Foto: A. Frota)

O número de mortes causadas pela gripe em Mato Grosso do Sul neste ano já chegou a 53. Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde revela que somente no intervalo de uma semana foram quatro novas vítimas fatais da doença. 

A 94FM apurou que houve quatro óbitos em Corumbá, seis em Três Lagoas, três em Aquidauana, um em inocência, dois em Rio Verde de Mato Grosso, 19 em Campo Grande, um em Porto Murtinho, um em Mundo Novo, um em Água Clara, um em Naviraí, um em Bela Vista (anteriormente esse caso havia sido erroneamente apontado em Bonito), três em Ponta Porã, um em São Gabriel do Oeste, dois em Sidrolândia, dois em Nioaque, um em Ribas do Rio Pardo, um em Deodápolis, dois em Dourados, e um em Fátima do Sul.

A maior parte das vítimas fatais foi diagnosticada com o subtipo viral Influenza A H1N1. Há dois casos de Influenza A H3N2, e três de Influenza A N subtipado.

As notificações da doença já somam 1.246 em 2019, número maior do que o apurado durante todo 2018, que não passou de 1.028.

Já com relação às mortes causadas pela gripe, na série histórica compreendia pela década recente, iniciada em 2009, somente 2016 foi mais letal que 2019, quando 103 sul-mato-grossenses perderam suas vidas.

DOURADOS

As duas mortes ocorridas em Dourados foram ocasionadas pelo subtipo Influenza A H1N1.

Em 7 de julho faleceu um homem de 42 anos que não tinha nenhum outro problema de saúde relatado pelos médicos.

No dia 19 do mês passado houve o óbito de uma mulher de 54 anos, que tinha Hipertensão Arterial Sistêmica, segundo a comorbidade descrita no diagnóstico.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.