Faltando dez dias para fim do prazo, 188 mil contribuintes não declararam o IR em MS

A declaração de IR pode ser entregue até o dia 30 de abril

  • MidiaMax

Como nos últimos anos, a maioria dos sul-mato-grossenses deixou para acertar as contas com o Leão apenas na última hora. Dos 340 mil contribuintes que devem declarar o Imposto de Renda 2013, 55% deixaram para fazer nos últimos dez dias.

Segundo a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, são 188 mil declarações a serem entregues até o dia 30 de abril. Outros 152 mil contribuintes já estão com as contas em dia.

“A maioria deixou para os últimos dias mesmo, o bom é que o sistema de comunicação da receita não está dando problemas”, afirmou Antônio Cesar de Campos, supervisor do Programa do IR na Receita de Campo Grande.

Campos alerta para que o contribuinte não deixe a declaração para o último dia, já que pode sofrer com problemas habituais, como um computador quebrado ou a falta de algum documento.

“Se não tiver algum documento, a Receita orienta que declare mesmo assim, e depois faça uma retificação, que impede a ocorrência de multa”, afirmou Campos.

E a multa não é barata para o bolso do contribuinte. O valor é de 1% do imposto devido ou, no mínimo, R$ 164,35. Se tiver direito a alguma restituição, o contribuinte vê o valor da multa descontado diretamente na fonte.

Não esqueça

A declaração de IR pode ser entregue até o dia 30 de abril. Ela é obrigatória para os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). Desde 2011 a declaração do IRPF não pode mais ser feita em papel, e deve ser entregue por meio de um formulário na internet, disponível no portal da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).

São duas formas de declaração: a simplificada e a completa. A entrega de forma simplificada substitui todas as deduções admitidas para a base de cálculo pelo desconto de 20% aplicado sobre o valor dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual. Já na modalidade completa o contribuinte lança no sistema todos os gastos dedutíveis, como saúde e educação.

A alíquota de Imposto de Renda a ser paga depende do rendimento do contribuinte, e varia entre 7,5% e 27,5%.

Para fazer a declaração do IR 2013, primeiramente é necessário baixar o programa IRPF 2013, disponível no site da Receita Federal desde 25 de fevereiro. Ele pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que no computador esteja instalado o programa virtual Java.