Fundação de Cultura destaca Geopark Bodoquena-Pantanal

Parque abrange desde a Serra da Bodoquena até parte da planície pantaneira, totalizando 39.700 Km quadrados, 13 municípios e 47 geossítios

  • Fundação de Cultura de MS

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul promove e apóia no mês de outubro diversas ações culturais do Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger – Geopark Bodoquena – Pantanal”.

No dia 19 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, a EE Antônio Nogueira da Fonseca, do município de Terenos, situada à BR 262, Km 11, realiza a culminância do Projeto “Educar para Proteger Geopark Bodoquena-Pantanal” e também a comemoração dos 32 anos da escola. Estão previstas ações culturais que reforçam o sentimento de pertença local dos alunos, exposição de artes plásticas e de culinária regional aos participantes.

Dia 20 de outubro (sábado) a Escola Alternativa, de Campo Grande, situada na Av. Anahanguera, 498, Vila Piratininga, realiza às 8 horas a “Feira Cultural”, apresentando a pesquisa realizada a partir do tema Geopark Bodoquena-Pantanal aos pais e alunos por meio de múltiplas atividades artísticas como maquetes, exposição de quadros, projeção de um vídeo-documentário feito pelos alunos e curiosidades sobre o nosso Geopark.

Dia 25 de outubro (quinta-feira), nos turnos matutino e noturno, acontece na Uniderp Anhanguera, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, a palestra Geopark Bodoquena-Pantanal, apresentada aos acadêmicos durante seminário integrador, sendo proferida pelos mestres membros do conselho gestor do geopark. O conselho é responsável por diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal. Participam a Profª  Ma. Neusa Narico Arashiro (FCMS) e Prof. Me. Geancarlo de Lima Merighi (FUNDTUR).

Geopark

O termo Geopark está associado a uma área delimitada, com excepcionalidades geológico-paleontológicas, ligada ao desenvolvimento da cultura, economia, ciência e turismo local/regional. Abrange desde a Serra da Bodoquena até parte da planície pantaneira, totalizando 39.700 Km quadrados, 13 municípios e 47 geossítios. O Geopark Bodoquena - Pantanal foi criado pelo Decreto Estadual nº. 12.897, de 22 de dezembro 2009 e está em processo para obter a chancela da UNESCO e tornar-se membro da Global Geoparks Network, rede global de Geoparks.

O Projeto de Educação Patrimonial – “Educar para Proteger” é desenvolvido pela Fundação de Cultura desde 2009 envolvendo cinco municípios: Campo Grande,Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti, sendo uma ação permanente imprescindível para sensibilizar e conscientizar para a preservação do patrimônio cultural a concretização de projetos culturais.

“O Projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado, que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e carinhosa para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história. E no caso do Geopark Bodoquena-Pantanal acredito que o sentimento de pertença local, e o orgulho do sul-mato-grossense por sua terra será essencial ao desenvolvimento local, resultando em melhor qualidade de vida a todos”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

As atividades pedagógicas relativas ao projeto Educar para Proteger foram realizadas pelas escolas participantes do projeto durante todo o ano de 2012 e no final desse semestre as escolas se empenham em apresentar a comunidade escolar o resultado desse trabalho.

Segundo a coordenadora do projeto, pedagoga Maria Christina Félix, este é o quarto ano do projeto de educação patrimonial e o Geopark Bodoquena-Pantanal foi o tema escolhido para ser apresentado e debatido em 2012. Nos anos anteriores os temas foram o Trem do Pantanal, a culinária regional e os artistas locais. O projeto “Educar para Proteger” também propaga a preservação do patrimônio cultural da rota do Trem e da região do Pantanal como um todo, desenvolvendo ações educativas e culturais em 28 escolas.