Governador e Ministro se reunirão em janeiro para definir compra de terras indígenas

  • Assessoria

O governador do Estado André Puccinelli, e o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, se reunirão no dia 7 de janeiro para buscar uma solução definitiva para os conflitos indígenas na região de Sidrolândia, a 60 km de Campo Grande.

O encontro foi oficializado por meio de uma nota do Ministério da Justiça nesta segunda-feira (23). Na publicação consta que na reunião será apresentada uma proposta com o valor das áreas abrangidas pela Terra Indígena Buriti, além de soluções jurídicas para viabilizar a construção de um acordo entre as partes.

Durante a assinatura de repasses financeiros para a Santa Casa de Campo Grande, o governador relatou que recebeu um email do Ministro da Justiça para marcar o encontro. “Ele mandou um email com 12 linhas para que possamos dar uma nota explicativa. Vamos nos reunir, uma vez que foram feitas todas as avaliações das terras, para poder decidir”, explicou.

Segundo o governador, a proposta só será efetiva se o Governo Federal confirmar a indenização dos produtores rurais. “Eu disse só se tiver 'grana', senão, não adianta enrolar”, acrescentou Puccinelli.

Conforme o governador, o email relata que passadas as dificuldades iniciais, e avaliadas as terras indígenas Buriti, o Ministro da Justiça está disposto a sentar para ‘materializar aquilo que já foi dito’.

“Por materializar aquilo que já foi dito eu entendo depositar dinheiro no Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas (Fepati). Nós modificamos o fundo de acordo com o que eles [Governo Federal] queriam. Agora, só precisa do dinheiro para comprar as terras dos produtores rurais e distribuir para os índios”, concluiu.