Governo determina atenção total do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil às queimadas

  • Correio do Estado
Foto: Chico Ribeiro
Foto: Chico Ribeiro

Por conta do aumento dos focos de queimada, principalmente em regiões de grandes extensões e de difícil acesso, como o Pantanal Sul-Mato-Grossense e a Serra de Bodoquena, governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou estado de atenção do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de quatro mil focos de incêndio foram registrados no Estado neste ano, sendo que a área de maior intensidade de calor é a confluência da Estrada-Parque (MS-228), em Corumbá, onde estimativa é de que mais de dois mil hectares foram queimados nos últimos dois dias.

Coordenador estadual da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Fábio Catarineli, informou que as ações imediatas compreenderão a intensificação do monitoramento dos focos, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e um suporte aos municípios onde estarão ocorrendo as queimadas.

Reunião será realizada nesta sexta-feira (23) para avaliação da situação e discussão de estratégias pára combate aos incêndios e controle dos focos.

QUEIMADA

Conforme o governo do Estado, avaliação feita ontem demonstra que o incêndio se estende do Porto da Manga, no Rio Paraguai, até o pé da morraria (sentido Corumbá), compreendendo de 30 km em linha reta, atingindo áreas de pastagem e matas, onde se concentram os ipês roxos em floração.

O Ibama combate o incêndio com 30 brigadistas do PrevFogo e pediu reforços ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município.

Outra região com um grande número de focos é a Serra da Bodoquena, em Porto Murtinho, onde o fogo se concentra com maior intensidade no entorno das aldeias Alves de Barros e São João dos índios Kadiwéu. São mais de 30, a maioria nas encostas da morraria, formando uma densa nuvem de fumaça cinza que limita a navegação aérea por falta de visibilidade.

Corumbá é uma das regiões do País com maior concentração de focos, devido a grande extensão territorial do município, e está sendo atingida pela concentração de fumaça oriunda dos incêndios florestais de grandes proporções que estão ocorrendo na Bolívia. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.