Governo investe em equipamentos e garante que equipe de paracanoagem participe de Campeonato Brasileiro

Apoio do governo do Estado vai proporcionar ao paratleta reconhecimento nacional já que os treinamentos vão se intensificar com a chegada das olimpíadas

  • Agência Brasil

Com investimento em equipamentos de última geração o governo do Estado garante que os paratletas da paracanoagem participem do Campeonato Brasileiro da modalidade que acontece de 13 a 17 de dezembro em Primavera do Leste, no Mato Grosso.

Cinco paratletas irão representar o Estado nas competições nacionais. Os treinos acontecem no lago do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande. Dois deles tem grandes chances de medalhas segundo o presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, Admir Arantes.

Rodrigo Figueiredo é o atual tricampeão sul-americano e vai competir nos 200 que já lhe rendeu o vice campeonato e nos 500 metros, no qual ele é campeão. Para competir em igualdade com os outros paratletas nacionais Rodrigo conta agora com um novo aliado. O caiaque de mais de R$ 12 mil, feito todo em fibra de carbono, vai permitir desempenho aerodinâmico além de ser mais leve que o antigo. “Este novo caiaque veio da Polônia e pesa apenas 10 kilos enquanto o antigo pesava exatamente 19,7 kilos”, contou o paratleta.

O apoio do governo do Estado vai proporcionar ao paratleta reconhecimento nacional já que os treinamentos vão se intensificar com a chegada das olimpíadas de 2014. “Sem este apoio não teríamos condições de adquirir um equipamento com esta qualidade”, relatou o paratleta.

Além de Rodrigo, o paracanoísta Fernando Rufino tem potencial para trazer medalhas de Primavera do Leste, conforme o presidente da Federação. Rufino tem 27 anos, era peão de rodeio (montaria em touros) no interior do Estado, mas sofreu uma lesão no quadril em um acidente de ônibus. Ele caminha com o uso de muletas e compete em uma categoria acima da de Rodrigo Figueiredo.

Para o governador André Puccinelli os paracanoístas têm representando bem o Estado em competições nacionais. “Esperamos que com equipamentos mais modernos o Rodrigo e o Rufino possam representar ainda melhor o Estado e com melhor desempenho", disse.

Escola de Paracanoagem

Os equipamentos serão utilizados nas aulas da Escola de Paracanoagem, a primeira de Mato Grosso do Sul e do Brasil, já que as outras escolas existentes no país atendem atletas sem deficiência também.

As atividades começaram, na prática, em julho, e a escolinha conta atualmente com 10 alunos.  O número de alunos hoje é de 10, mas poderá aumentar, conforme a procura.

O governo do Estado concedeu a Escola de Paracanoagem oito embarcações, sendo seis caiaques K1 Vipper de fibra de vidro, um caiaque K1 Vipper de fibra de carbono, uma canoa de fibra de vidro, além de 10 coletes salva vidas, remos e camisetas. No total foram investidos R$ 30.560,00 na compra dos equipamentos e materiais.