Indígenas do tekoha Itay relatam atropelamento e novas ameaças de grupo armado

Segundo o relato, um indígena foi atropelado propositalmente por uma camionete

  • MidiaMax

Um infomativo do Conselho Aty Guaçu de hoje (17) revela que a comunidade Itay-Panambi, de Douradina, que recentemente teve um conflito entre um fazendeiro e índios, no qual o fazendeiro morreu e um índio ficou gravemente ferido, está sofrendo ataques desde o fim da tarde desta terça-feira.

Segundo o relato, um indígena foi atropelado propositalmente por uma camionete dirigida por um fazendeiro, da mesma região de Douradina, pequeno município ao lado de Dourados, no interior do MS.

Além disso, as lideranças indígenas locais revelam que três camionetes carregando homens armados cercaram e ameaçaram a comunidade Guarani-Kaiowá do tekoha Itay.

Depois desse episódios, os indígenas solicitaram a presença de autoridades da Funai e da Policia Federal com o intuito de evitar novo confronto no acampamento.

Há três dias as mesmas lideranças comunicaram o começo deste tipo de ameaça armada.

Leia a íntegra do comunicado:

FAZENDEIROS RECOMEÇAM ATACAR OS GUARANI-KAIOWÁ DE ITAY-DOURADINA-MS

Informativo do conselho da Aty Guasu Guarani e Kaiowá contra o genocídio As lideranças Guarani-Kaiowá do tekoha Itay-Panambi -Douradina-MS (terra Guarani-Kaiowá em conflito desde 2005), hoje dia 16 de abril de 2013, às 17:00 h, comunicaram ao conselho da Aty Guasu que próximo tekoha Itay, um idoso indígena Guarani-Kaiowá Claudio foi atropelado pela uma caminhonete da fazenda da região de Douradina-MS.

Segundo a informação das comunidades Guarani-Kaiowá, por volta da 16h30min, uma caminhonete seguiu o idoso Claudio e em alta velocidade passou o carro por cima do idoso Claudio e foi embora do local. As lideranças informam que desde ontem três caminhonetes com os homens armados voltaram a cercar e ameaçar as comunidades Guarani-Kaiowá do acampamento Itay Guarani e Kaiwá. Mais uma vez, o fato foi comunicado à FUNAI. Desde ontem, para evitar o novo ataque e confronto no acampamento Itay foram comunicado à FUNAI, MPF e Polícia Federal.

Hoje, um dos membros da comunidade Guarani-Kaiowá do Itay foi atropelado pela caminhonete das fazendas, diante disso as lideranças solicitam a investigação do fato pela Polícia Federal. Visto que a comunidade Guarani-Kaiowá do tekoha Itay está sendo ameaçado novamente desde ontem, hoje à noite, clima é e será mais tenso na área Itay em conflito, o risco de novo confronto e ataque à comunidade Guarani-Kaiowá é iminente.

Uma viatura da PM foi visto também na proximidade de área em conflito Itay. Por essa razão, retornamos a pedir com urgência a presença da segurança da Polícia Federal e Comissão de Direito Humano na comunidade do acampamento do Itay.

As comunidades Guarani-Kaiowá de tekoha Itay informam, cada hora, que estão sendo cercada e ameaçada pelos grupos armados e caminhonete, por isso, retornamos a comunicar a todas as autoridades federais, é para agir e para evitar o novo ataque e confronto com os homens armados das fazendas. Visto que os fazendeiros recomeçaram a atacar as comunidades da Itay, hoje 16 de abril de 2013, desde as 16h00min da tarde de hoje.

Aguardamos com urgência a posição das autoridades federais para proteger as comunidades Guarani-Kaiowá ameaçada de morte coletiva pelos fazendeiros da região de Douradinas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

Em breve, retornaremos a comunicar o estado do idoso Claudio que foi atropelado pela caminhonete da fazenda.

Atenciosamente, T

ekoha Guasu Itay, 16 de abril de 2013

Conselho da Aty Guasu contra genocídio