Lideranças rurais de Dourados e região apresentam ao governo do estado demandam e alinham prioridades para o setor produtivo

  • Assessoria/Governo de MS
Foto: Guilherme Pimentel e Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Foto: Guilherme Pimentel e Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Eduardo Riedel, reuniu-se com as lideranças rurais da região da Grande Dourados, juntamente com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, nesta terça-feira (06), para alinhar as obras prioritárias que garantem o desenvolvimento rural.

A agenda compõe a rodada de encontros com todos os sindicatos rurais para que eles possam apresentar ao secretário as demandas urgentes e para que o secretário de Infraestrutura apresente os resultados do Governo Presente e Municipalista.

“A Famasul vem organizando essas agendas em 2021 para que cada sindicato rural apresente um panorama sobre a realidade da produção agropecuária de suas regiões, bem como desafios e oportunidades de cada localidade, com o foco principal de alavancar o agro e, consequentemente, o desenvolvimento econômico sul-mato-grossense”, detalhou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Riedel, que já foi presidente do Sistema Famasul, enfatizou a importância do diálogo para que o Poder Executivo possa atender de forma assertiva as necessidades do setor produtivo. “A região da Grande Dourados é um importante polo agroindustrial do nosso Estado, com um potencial de desenvolvimento ainda maior, ouvimos aqui hoje lideranças rurais que conhecem a força do seu setor e como podemos melhorar, este é o caminho: ouvir e, assim, tomar a melhor decisão. Como diz o governador Reinaldo Azambuja quem ouve mais, erra menos”.

Para o presidente de Dourados, Angelo Ximenes, a reunião foi produtiva, ainda mais considerando que o município está em plena expansão. “Trouxemos aqui a importância do cuidado com as estradas vicinais, com o aumento da demanda do plantio de soja e de outras culturas, então as demandas que trouxemos dá condições para os produtores tirarem sua produção do campo”.

Em seguida, Ximenes acrescentou: “Mato Grosso do Sul é a bola da vez, com potencial de crescimento. O Riedel é um importante produtor que conhece bem o setor e por isso a agenda em comum vai beneficiar a todos. Riedel consegue entender os anseios que o produtor precisa”.

Participaram ainda do encontro, o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul e presidente eleito da instituição, Marcelo Bertoni; o diretor-secretário da Federação, Frederico Stella, o deputado estadual Barbosinha e os presidentes dos sindicatos rurais de Deodápolis, Paulo Cardim; de Douradina, Cláudio Pradela; de Fátima do Sul, Dário Antônio; de Glória de Dourados, Marcos Acácio; de Itaporã, José Assis de Lara; de Jateí, José da Silva e de Vicentina, Valter Dalla Valle.

Somando os municípios que participaram da reunião de hoje, o Governo do Estado investiu, apenas em infraestrutura, mais de R$ 545,3 milhões em obras de pavimentação asfáltica, manutenção de estradas vicinais, pontes de concreto, entre outras. 

Rodada de Reuniões

Esta é a quarta reunião realizada na sede da Seinfra com os presidentes de sindicatos rurais do Estado. Em março, foram três agendas. A primeira com os representantes dos sindicatos rurais dos municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, Eduardo Antônio Sanches (Aparecida do Taboado), Adolfo Chorati Cavalhieri (Brasilândia), Roberto Gonçalves de Andrade Filho (Chapadão do Sul), Fábio Carvalho Macedo (Paranaíba) e Kennides Martins Batista Filho (Três Lagoas).

A segunda com os presidentes de sindicatos João Nelson Lyrio (Bandeirantes), Alessandro Coelho (Campo Grande, Rochedo e Corguinho), Henrique Vargas Ezoe (Rio Negro) e Lucicleiton Cirino da Rocha (Terenos).

Ainda em março, foi realizada a reunião com os presidentes Fábio Olegário Caminha (Maracaju), Telma Menezes de Araújo (Nova Alvorada do Sul), Leandro Fabricio Martins Aléssio (Rio Brilhante) e Paulo Renato Stefanello.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.