Mais um índio é baleado em novo confronto e governador pede tropas federais em MS

O pedido das tropas federais já havia sido solicitado, na tarde de hoje pelos deputados e senadores em reunião com o ministro da Justiça,

  • MidiaMax

Após novo confronto entre índios e produtores rurais em Sidrolândia, o governador André Puccinelli (PMDB) pediu a intervenção da Força Nacional em Mato Grosso do Sul. A medida foi confirmada, há pouco, pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

O pedido das tropas federais já havia sido solicitado, na tarde de hoje pelos deputados e senadores em reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele antecipou que o pedido seria atendido, mas a solicitação deveria ser feita pelo governador.

Há pouco, o governador assinou o requerimento. O pedido foi aceito pelo Ministério da Justiça, que confirmou o envio de 110 homens da Força Nacional. Eles devem chegar à região de Sidrolândia na quinta-feira (6) e ficar por tempo indeterminado.

O pedido de apoio das tropas federais foi feito após novo confronto em Sidrolândia, desta vez na Fazenda São Sebastião. Pelo menos três índios estão desaparecidos e um foi baleado. O indígena Josiel Alves foi encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande.

Na quinta-feira, durante desocupação comandada pela Polícia Federal e a Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), na Fazenda Buriti, três índios foram baleados e um morreu.