Maracaju suspende coleta do lixo porque não consegue ‘exporta-lo’ para Dourados

Prefeitura daquele município divulgou nota sobre medidas administrativas motivadas por bloqueios de rodovias em protesto de caminhoneiros

  • André Bento
Coleta de lixo em Maracaju será suspensa porque caminhões não conseguem trazê-lo para Dourados (Foto: Região News)
Coleta de lixo em Maracaju será suspensa porque caminhões não conseguem trazê-lo para Dourados (Foto: Região News)

Os bloqueios de rodovias em Mato Grosso do Sul promovidos por caminhoneiros que encampam o protesto nacional contra o aumento no preço do óleo diesel impedem Maracaju de continuar a exportar sua produção de lixo para Dourados. A informação consta em nota divulgada pela administração daquele município, distante pouco mais de 90 quilômetros da maior cidade do interior do Estado, na qual é informada a suspensão do serviço de coleta domiciliar. 

No documento, a gestão maracajuense alega que “em virtude da paralisação nacional dos caminhoneiros, fato este que vem causando a falta de combustíveis em todo país”, foram tomadas medidas administrativas “após análise das secretarias de Governo, Planejamento e Finanças, Educação, Obras, Procuradoria Jurídica, presidente da Câmara de Vereadores e prefeito Municipal’.

“A coleta de lixo está suspensa por tempo indeterminado em Maracaju e no Distrito de Vista Alegre. A decisão se dá em virtude do material que é recolhido no município ser destinado a Dourados, e os caminhões que fazem o transporte estão impedidos de circular”, justifica a Prefeitura de Maracaju. “Fica orientada a população a colaborar diminuindo a produção de lixo e acondicionando o material de maneira segura e adequada até o reestabelecimento dos serviços”, acrescenta.

Além disso, aquela administração municipal também suspenderá por tempo indeterminado, a partir de sexta-feira (25), o transporte escolar rural e urbano. Contudo, garante que “as aulas não serão interrompidas”. “Para os alunos da zona-rural, as aulas serão repostas em calendário a ser definido”, detalha.

Já o transporte circular urbano “passa a ter horários específicos, operando as 06hs, 11hs, 13hs e 17hs por tempo indeterminado, visando diminuir o impacto nos munícipes que dependem desse transporte”. E medidas têm sido tomadas “para que as ambulâncias que atendem a saúde municipal continuem circulando normalmente”.

“A prefeitura reitera a solidariedade ao manifesto dos caminhoneiros, reconhecendo como justa e democrática a paralisação que tem como objetivo minimizar os efeitos negativos que a alta constante nos combustíveis vem causando ao país, e reforça seu compromisso em zelar pela coisa pública durante este período, buscando ajustes administrativos que diminuam o prejuízo à comunidade”, encerra a nota.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.