Marçal anuncia que Mato Grosso do Sul vai receber três aparelhos de radioterapia

Com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia no estado deve subir de 105 mil para 234 mil sessões anuais

  • Agência Rádio

Quem precisa tratar o câncer no Mato Grosso do Sul vai poder contar com aparelhos de alta tecnologia para combater a doença, conhecido como aceleradores lineares. O anúncio foi feito pelo depuatado federal Marçal Filho (PMDB) na tarde de hoje (05). " Serão tres equipamentos distribuídos entre Campo Grande e Dourados", explicou o parlamentar.

Com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia no Mato Grosso do Sul deve subir de 105 mil para 234 mil sessões anuais.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o aumento do número de pessoas com câncer no Brasil impulsionou a compra dos aceleradores lineares. "Projeção do Inca é de que a gente venha ter 500 mil novos casos de câncer, isso é mais que número de casos de dengue, três vezes mais do que nós temos casos de malária hoje no nosso país, 500 mil novos casos de câncer no nosso país e que nós precisávamos expandir fortemente os serviços de radioterapia, atualizar aqueles que já existem e expandir fortemente para região norte, nordeste e o interior das regiões sul e sudeste do nosso país."

Em todo o Brasil, 22 estados e o Distrito Federal vão receber 80 aceleradores lineares. A partir da chegada dos novos equipamentos no país, o SUS vai ter capacidade para realizar 13 milhões de sessões de radioterapia por ano. Para saber mais acesse www.saude.gov.br