Marçal anuncia R$ 201 milhões para ampliação de aeroportos de MS; Dourados está na lista

Investimentos incluem, por exemplo, reforma e construção de pistas

  • Redação

O deputado federal Marçal Filho anunciou o aporte de recursos do governo federal que beneficiará o Mato Grosso do Sul, com investimento de R$ 201,4 milhões, para ampliação de oito aeroportos do estado.

As obras acontecerão em Dourados, Costa Rica, Nova Andradina, Bonito, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá e começarão em 2014, à partir da definição do projeto que melhor atenda a demanda de cada uma destas localidades.

O deputado esteve no primeiro semestre desse ano com o ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, com quem discutiu aspectos relacionados à medida e a modernização do aeroporto de Dourados e pediu fortalecimento da aviação civil em todo MS. “Nossos aeroportos, em especial o de Dourados, ainda não alcançaram estrutura suficiente para atender a demanda regional, expliquei isso ao ministro e ele prontamente acolheu as revindicações”, explicou o parlamentar.

Os projetos promoverão a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluem, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros.

Marçal foi colega de Moreira Franco durante seu primeiro mandato na Câmara, entre 1996 e 1999. Ainda em 2011, o deputado inseriu o MS no Plano Mais Brasil do governo federal, que é o Plano Plurianual lançado à época pela presidente Dilma Rousseff, com as previsões de aplicações de recursos federais até 2014.

Na ocasião, Marçal colocou uma emenda para a adequação e implementação do Aeroporto Municipal de Dourados, ampliando-o de modo a atender as atuais necessidades da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.