Marçal leva discussão da saúde pública para Amambai

O deputado ouviu as autoridades municipais sobre as maiores demandas da saúde na região

  • Assessoria

O deputado federal Marçal Filho esteve na última sexta-feira (25) em Amambai para mais uma audiência pública “ Mais saúde para o MS”. O encontro aconteceu na Câmara Municipal com a presença do Prefeito Sérgio Barbosa, Vice, Dr. Bandeira, Vereador Carlinhos, Secretário Municipal de Saúde, Pedro Humberto e a Prefeita de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves. Além das autoridades estiveram presentes profissionais da área, e a população em geral para debater as principais demandas e as deficiências da saúde pública do município e da região.

Relator do Orçamento da União para a saúde 2014, Marçal ouviu atentamente todos as reivindicações da administração municipal que pediu tanto o aumento no aporte de recursos quanto a intervenção junto ao governo do estado para uma mudança na lei que permita classificar Amambai como município pólo. “ Se conseguirmos isso podemos descentralizar o atendimento de Dourados e Campo Grande e atender com mais qualidade os municípios vizinhos como Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Distrito de Vila São Luís, Rio Verde, e Vila Marque . Na prática isso já acontece porque muitos procuram em Amambai o atendimento que não tem ao redor, mas precisamos formalizar para garantir mais recursos” explicou o prefeito.

Outro ponto levantado foi quanto ao consórcio municipal para atendimento de saúde que permite, por exemplo, que várias cidades se unam na compra de medicamentos garantindo assim um preço menor e um atendimento, conseqüentemente, melhor para a população.

O deputado se comprometeu em estudar a idéia. “Nós vamos tentar criar esta janela dentro do orçamento para consórcio , pois é utopia pensar que em todos os municípios terão todos os médicos especializados necessários, equipamentos. Acredito que seja esta mesmo a saída para a região, pois assim os recursos serão melhor empregados, fiscalizados e eficazes. Temos que utilizar os recursos para prioridades”, comentou Marçal.

Outro assunto debatido foi à criação de uma proposta para orçamento da união especialmente para a saúde indígena. A prefeita de Coronel Sapucaia lembrou ainda da delicada questão do município que administra em relação a fronteira com o Paraguai, “Recebemos recursos de acordo com o número populacional do nosso município mas, na verdade, atendemos ainda o Paraguai. Não podemos nos recusar a ajudar nossos irmãos é uma questão de coração só que precisamos de investimentos para a construção de um novo hospital. Só há um hospital na cidade e ele é público, precisamos melhorar a estrutura”, pediu Nilcéia.

Os prefeitos presentes na solenidade também aproveitaram para agradecer o trabalho de Marçal em enviar recursos para obras importantes em seus municípios.

Resultados

O deputado cita o lançamento das obras do Hospital Regional de Dourados como uma das conquistas do seu trabalho como relator. A garantia foi feita pelo governador André Puccinelli em Audiência Pública em Dourados. Marçal também levou a discussão para Nova Andradina e Glória de Dourados.