Mato Grosso do Sul tem primeiro caso suspeito de coronavírus

A vítima está em isolamento desde ontem (25).

  • Karol Chicoski
A vítima está internada no Hospital Regional de Ponta Porã - Foto: divulgação
A vítima está internada no Hospital Regional de Ponta Porã - Foto: divulgação

Um homem está em isolamento no Hospital Regional de Ponta Porã com suspeita de coronavírus (Covid-19).  Segundo informações apuradas pela reportagem da 94FM, a vítima chegou da China por Assunção (PY) há dois dias, com sintomas semelhantes ao do coronavírus.

94FM entrou em contato com o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Rezende, e ele não deu muitos detalhes sobre o assunto, disse apenas que os órgãos responsáveis estão tomando as devidas providências.

A reportagem também falou com Patrick Derzi, Secretário de Saúde de Ponta Porã, e ele confirmou que se trata de um caso suspeito. De acordo com ele, estão seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde.

Derzi também confirmou que já foram colhidas amostras para exames e enviadas para Campo Grande. Disse ainda, que uma equipe de Campo Grande irá acompanhar o caso no município.

Primeiro caso confirmado no Brasil

Um homem, de 61 anos, residente em São Paulo, foi a primeira pessoa com confirmação do coronavírus no Brasil. De acordo com o R7 Notícias,  o paciente esteve na Itália  a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Os testes confirmaram a doença. 

Mortes  causadas pelo novo coronavírus

Autoridades de saúde da China informaram que o número de mortos na China continental chegou em 2.715, e pessoas infectadas 78.064.

Transmissão do coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas do coronavírus

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.