MS tem 17% das mortes por dengue

A dengue já matou 132 pessoas em todo o país, no meio de 532.107 casos notificados este ano

  • Diarioms

Conforme levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, a dengue já matou 132 pessoas em todo o país, em meio a uma enxurrada de 532.107 casos notificados este ano. Mato Grosso do Sul, que está entre os dez Estados com maior número de notificações (77.872), contabiliza 22 óbitos, 17% do total nacional. A cidade com maior incidência – considerando a proporção população x notificações - é Nova Alvorada do Sul, com 1.406 casos para uma população de 16.929. A maior parte casos está em Campo Grande, com 41.149 registros.

O Estado tem dados expressivos na incidência de óbitos causados pela doença. É o primeiro colocado na região Centro-Oeste, e o segundo colocado entre todos os Estados do país. São 22 mortes em 2013, o que deixa Mato Grosso do Sul atrás apenas de Minas Gerais (24), e a frente de Paraná (14), São Paulo (13) e Mato Grosso (9). O detalhe é que no mesmo período em 2012, houve o registro de apenas uma morte em meio a 2.009 notificações.

Idosos
O levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou ainda um dado importante no que diz respeito às mortes causadas por dengue em todo o país: a população acima dos 60 anos de idade é a maior vítima da doença. De todos os óbitos registrados, 42% eram de pessoas nesta faixa etária. Uma das explicações possíveis para a incidência neste grupo seriam as chamadas doenças de base, como explica a médica infectologista Mariana Croda. “Essa é uma comodidade que acaba por favorecer diretamente essa prevalência em pessoas acima de 60 anos. São doenças como hipertensão e diabetes que colocam esse grupo em uma condição imunológica mais baixa que os demais”, destaca.

A médica, que é também integrante do corpo docente do curso de Medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), explica ainda que a baixa capacidade imunológica deixa um “terreno perfeito” para que a dengue se manifeste no paciente idoso da forma mais forte. “São multifatores que colocam o idoso em uma condição mais vulnerável, e com uma efetividade menor na resposta ao tratamento”.

Segundo Mariana, apesar disso, o alerta contra a dengue vale para todas as faixas etárias. “A doença requer muita atenção em qualquer idade, até porque isso não é determinante. Ela pode se apresentar na forma mais grave em um paciente jovem, e de modo mais moderado em um paciente idoso. Tudo depende de como o metabolismo reage, e isso é totalmente particular”, pondera a infectologista.

Conforme balanço do Ministério da Saúde, de 1º de janeiro a 30 de março, Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás tiveram alta incidência. O campeão foi Mato Grosso do Sul, com 3.105 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo período, em 2012, a incidência era de apenas
80 casos.