No Hospital Regional, banho de sol é terapia para fortalecer bebês prematuros

  • Redação
Foto: divulgação Assessoria HR.
Foto: divulgação Assessoria HR.

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian (HRMS), referência em atendimento neonatal no Estado, realiza o “Banho de Sol Terapêutico” com os bebês prematuros e suas mães. A prática traz diversos benefícios, além de estimular os bebês e fortalecer o vínculo materno.

A medida é uma abordagem terapêutica realizada em grupo. Mãe e bebê, internados na Unidade Intermediária e Canguru, são direcionados para área externa do Hospital Regional  para o banho de sol. Os bebês são expostos ao sol pelo tempo máximo de 20 minutos, acompanhados da mãe.

O banho de sol terapêutico pode ocorrer até duas vezes por semana, se adequando a demanda e funcionamento do setor. No período matutino, a terapia acontece entre 8 e 10 horas, e no período da tarde, entre 15h30 e 17 horas.

O banho de sol pode ser indicado para recém-nascidos, em especial para os prematuros de risco, já que proporciona diversos benefícios à saúde, incluindo a síntese da vitamina D, responsável pela formação da massa óssea, e fortalecimento do esquema sensorial  do recém-nascido de risco. A pratica promove também estímulos táteis, proprioceptivos, visuais e auditivos.

A seleção dos pacientes que são beneficiados com a terapia, depende da avaliação e liberação da equipe médica.  Durante o atendimento humanizado, diversos temas direcionados para o momento que estão vivendo são discutidos e trabalhados junto à equipe do hospital.

Todos os profissionais do setor são colaboradores neste trabalho. A equipe de enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional são responsáveis pelo desenvolvimento do banho terapêutico.

Sol

O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D do organismo, ficando 10% oriundos dos alimentos. Essa vitamina é responsável pela formação de cálcio e a formação da massa óssea e, em quantidades ideais, apresenta diversos benefícios como o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos.

(Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Regional)


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.