No MS mais de 17 mil mulheres procuraram a Delegacia da Mulher para denunciar violência

Em 2012 o número de denúncias de violência doméstica chegou a 5.550 ocorrências

  • Diarioms

Os números de mulheres que sofreram qualquer tipo de violência em Mato Grosso do Sul superam 17 mil ocorrências. Os avanços da rede de enfrentamento à violência no Estado mostram que somente em 2012 o número de denúncias de violência doméstica chegou a 5.550 ocorrências.

A delegada titular da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Rosely Aparecida Molina, celebra os resultados da luta das mulheres que querem se libertar da situação de violência. “Desde o início do ano já registramos 900 boletins de ocorrências.

A estatística mostra que a aplicabilidade da Lei tem sido eficaz na responsabilização do autor de agressão. A mulher tem tido mais coragem, pois sabe da existência de um poder estatal que caminha ao lado das mulheres na busca de ajuda”, disse a delegada durante solenidade de comemoração dos 27 anos de criação da Deam e ao Dia Internacional da Mulher.

Em Mato Grosso do Sul o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência começou em abril de 1986, com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento. Hoje são 11 delegacias, sendo uma em Campo Grande e outras dez nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.