Operação Serra Nevada: testa de ferro de grupo criminoso é condenado a 14 anos de prisão

André Luiz era responsável pela lavagem do dinheiro ilícito do tráfico de drogas

  • Assessoria/MPF-MS
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Justiça seguiu denúncia do Ministério Público Federal em Campo Grande e condenou André Luiz de Almeida Anselmo, envolvido com um grupo criminoso de tráfico internacional de drogas investigado na Operação Serra Nevada, a 14 anos e 3 meses de prisão em regime fechado. Foi decretado o perdimento de um veículo Land Rover e de um Hyundai i30, além do pagamento de multa que ultrapassa R$ 45 mil. Ele foi considerado culpado do crime de lavagem de dinheiro. 

André atuava como “testa de ferro”, lidando com recursos financeiros do grupo e emprestando o próprio nome, da esposa e o da empresa da qual era sócio, a revenda de veículos I9, para compra e ocultação de bens provenientes do lucro com o tráfico de drogas. A empresa também servia para ocultação dos veículos recebidos como forma de pagamento pela droga.

Conforme a sentença, André misturava os negócios, legais e ilegais, de forma a tentar despistar qualquer caráter ilícito da movimentação financeira do grupo, que também utilizava as contas bancárias de André e da esposa, outra forma de esconder o patrimônio e a origem dos recursos.

Operação Serra Nevada – A investigação realizada pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal na operação Serra Nevada descortinou ações de um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas com logística que envolvia o ingresso de cocaína boliviana no Brasil. A droga era arremessada de aeronaves em áreas rurais e posteriormente transportada por rodovias com destino ao estado de São Paulo, onde se localizava o núcleo criminoso dos compradores.

Durante as investigações, foram realizadas diversas apreensões de drogas e de dinheiro, além de prisões em flagrante. Ganhou destaque uma apreensão de mais de 427 kg de cocaína e outra de mais de U$ 1,3 milhão.

O comércio transnacional de entorpecentes garantiu aos membros do grupo uma vida de luxo e ostentação que incluía imóveis de alto padrão e veículos importados. Além de dinheiro em espécie, joias, armas e munições, a Justiça Federal decretou perdimento de um apartamento em São Paulo e de 16 veículos, que vão desde um Fiat Palio até uma Land Rover Vogue, avaliada em mais de R$ 500 mil.

Referência processual na Justiça Federal de Campo Grande: 0006557-30.2017.4.03.6000

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.