Outubro tende a ser o mês com menor número de óbitos por Covid-19 desde maio de 2020

  • Redação com Governo MS
Foto: Saul Schramm/Divulgação
Foto: Saul Schramm/Divulgação

Mato Grosso do Sul registrou mais um boletim Covid com painel zerado para óbitos nesta sexta-feira (29). Os dados são acumulados de quarta (27) e quinta-feira (28). A média móvel da última semana indica média de 2 mortes por dia no Estado.

A poucos dias para o mês acabar, outubro registra 45 mortes por Covid. Uma queda de 70% no comparativo com setembro que registrou 155 vidas perdidas para a doença.

Foram confirmadas 150 novas infecções por Covid no Estado, sendo as cidades com mais casos: Dourados (54), Campo Grande (48), Anastácio (9), Três Lagoas (8) e Corumbá (7). A taxa de contágio segue estável com média de 0.86 e 0.81.

Além dos 922 casos ativos, entre isolamento e internados, existem 34 testes em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e 184 casos sem encerramento pelos municípios.

A queda nos indicadores também está no número de pacientes internados. Nesta sexta-feira são 45 sul-mato-grossenses em leitos clínicos (28) e de UTI (17).

A taxa de ocupação de leitos SUS/UTI está em 59% na macrorregião de Dourados, porém 45% são leitos não Covid, 7% confirmados Covid e 7% suspeitos Covid. Nas demais macrorregiões a ocupação é de 45% em Campo Grande, 41% em Corumbá e 22% em Três Lagoas.

Dados do Vacinômetro indicam que de toda população do Estado, 77,91% já foram vacinados com a primeira dose, e 64,69% são considerados imunizados por terem completado o ciclo vacinal.

Com a proximidade do feriado prolongado de finados, os gestores de saúde voltaram a pedir que a população mantenha cuidados como uso de máscaras, álcool, evitar aglomerações e manter o ritmo de vacinação.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.