Para não ser lesado, consumidor precisa estar atento ao pagar conta em supermercados

O preço anunciado na gôndola nem sempre é o mesmo que passa na boca do caixa

  • MidiaMax

Os consumidores do Mato Grosso do Sul precisam ficar de olho aberto na hora de passar a compra no caixa. É que o preço anunciado na gôndola nem sempre é o mesmo que passa na boca do caixa. O problema já foi denunciado ao MPE (Ministério Público Estadual) que abriu Procedimento Preparatório para investigar o Supermercado Wal Mart, localizado na avenida Mato Grosso, na Vila Célia, por causa da prática.

Apesar de o Wal Mart ser o único supermercado investigado pelo MPE, consumidores afirmam que a prática é comum a diversos estabelecimentos. Uma senhora que passou pelo problema nesta sexta-feira (24) no supermercado Wal Mart conta que já aconteceu isso no Comper, no Extra, no Carrefour. “Tem que ficar de olho. Todas as redes de supermercado fazem isso. Quando você reclama eles vão e dão o desconto. Mas, se não estiver atento paga a mais”, diz.

O casal Elizângela de Souza Azevedo, 30 anos, operadora de caixa e Marcelo Arce Coenga, 32 anos, representante técnico, conta que depois de várias cobranças indevidas ficou atento. “Moramos aqui pertinho do Wal Mart, então quase todos os dias estamos aqui. Por diversas vezes o preço anunciado era um e na hora de pagar era outro. Esses dias, no folheto o mini-chicken estava R$ 3 e pouco, na hora de pagar foi quase R$ 5. Aí reclamamos e a fiscal veio e corrigiu”, revela.

Já a consumidora Ivone Abreu Tellaroli conta que nunca teve problemas. Ela diz que sempre vai ao Carrefour e hoje passou pelo Walmart, com ela não houve nenhuma irregularidade.

Uma aposentada que não quis ser identificada, também diz que nunca passou por nenhum transtorno. Diferente do que o MPE está investigando, ela revela que hoje cobraram um preço a menor dela. A senhora revela que cobrou duas peças de carne suína, uma de sobrepaleta e outra de picanha. Como o funcionário não encontrava o código da carne de picanha, que é mais nobre e logo mais cara, pesou as duas com o código da sobrepaleta. “Eu disse que não poderia ser o mesmo valor porque são carnes distintas, mas ele me cobrou o menor preço”, diz.

Investigação

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu ontem Procedimento Preparatório para investigar o Supermercado Wal Mart, localizado na avenida Mato Grosso, na Vila Célia, por cobrar de preço diferente do que está anunciado na gôndola.

Segundo o MPE, não há denúncias contra outros supermercados.

O ministério ainda explica que aqueles que constatarem quaisquer irregularidades quanto a eventual ofensa ao direito do consumidor deve primeiramente se dirigir ao Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) ou enviar reclamação pelo site eletrônico do MPE, na Ouvidoria.