Patrulhas mecanizadas vão incrementar produção e garantir renda de mais de 20 mil famílias

No total foram entregues 107 patrulhas mecanizadas que serão repassadas diretamente às associações oficiais que representam cada assentamento

  • Assessoria

A chegada da patrulha mecanizada aos assentamentos rurais e comunidades quilombolas de 49 municípios do Estado vai garantir melhora na preparação da terra, mais produção e conseqüente aumento de renda de pelo menos 20 mil famílias. O maquinário entregue hoje (14) pelo governador André Puccinelli aos pequenos produtores rurais é composto por um trator de 95 cavalos, uma grade aradora e uma carreta com capacidade de quatro toneladas.

No total foram entregues 107 patrulhas mecanizadas que serão repassadas diretamente às associações oficiais que representam cada assentamento. E são essas máquinas que vão garantir mais produção no assentamento Sul Bonito, localizado na zona rural do município de Itaquiraí. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Agricultores Familiares de Itaquiraí e secretária do assentamento, Irene Morais pelo menos 422 famílias serão beneficiadas.

No local eles produzem milho, mandioca, hortifruti e como principal produção o leite. “As máquinas que vinham já chegavam na hora da colheita. Com a patrulha vamos preparar o solo e plantar na hora certa. Agora sim dá gosto de ser agricultora familiar”, comemorou. A produção do assentamento de Itaquirai é comercializada no próprio local e municípios vizinhos. Já o leite é levado para dois laticínios na cidade.

Já em Sidrolândia, o assentamento Santa Lucia conta com 100 famílias que vão utilizar a patrulha mecanizada na produção de grãos e reforma de pastagens. O presidente, Geraldo de Andrade explica que o assentamento tem apenas cinco anos de criação, mas que já foi beneficiado pelo governo do estado com a entrega de um resfriador de leite com capacidade para dois mil litros de leite. “Nossa renda maior vem com o gado leiteiro e comercializamos lá mesmo. Não adianta você ter terra e não poder produzir. Quem quer produzir aqui no Estado acha a oportunidade que precisa. Esse governo tem valorizado a família assentada”, salientou.

Cada patrulha não ficará na prefeitura, mas sob a responsabilidade de cada assentamento. “É o momento que a gente vem sonhando há muito tempo. Só a oportunidade de saber que a máquina é novinha e própria do assentamento é muito bom. Vai ajudar a gente a produzir o implemento certo e na época certa”, frisou Geraldo de Andrade.

Algumas comunidades, como explica João de Souza, presidente da Associação do Projeto Assentamento Conceição, na cidade de Nioaque até conseguiam contratar tratores para preparar o solo, mas ficavam surpresos com os preços do serviço. “A hora de um trator particular é de R$ 80 a R$ 100 e ficava caro. Agora com acesso à patrulha nós vamos produzir mais e desenvolver melhor o assentamento. Chegou em boa hora e se não fosse o apoio do governo não teria outro jeito de trabalhar. A gente agradece de coração”, ressaltou. O maquinário vai beneficiar mais de 300 famílias que produzem arroz, feijão, milho e mandioca.

Para as comunidades quilombolas de Furnas de Boa Sorte e Furnas de Dionísio, nas localidades de Corguinho e Jaraguari respectivamente, a chegada da patrulha mecanizada traz mais um incentivo para que as famílias possam produzir. “Representa uma grande conquista porque queremos ter condições de produção, de preparar a terra. Não temos palavras para agradecer este governo que lembrou da comunidade negra”, destacou Carlito Ribeiro Maciel, presidente da comunidade Furnas de Boa Sorte. No local a produção de arroz, feijão e milho é para o consumo próprio das famílias.

Na comunidade negra de Jaraguari, um trator de mais de dez anos não estava mais auxiliando na produção de alimentos. “A gente planta hortaliças, cana e milho e venda em Campo Grande e é também para nosso sustento. O trator de dez anos já não suportava e agora vamos ter um trator que vai atender todas as famílias”, comentou a presidente da comunidade Furnas do Dionisio, Maria Aparecida Martins.

A entrega do maquinário aos assentamentos e comunidades foi parabenizada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul (Fetagri), Geraldo Teixeira de Almeida. “Só tenho que parabenizar o governo do Estado e ao senador Waldemir Moka [autor da emenda parlamentar]. Os maquinários antes entregues ficavam no domínio das prefeituras e agora diretamente nas associações é muito importante. Vamos ter mais produção e desta forma estamos no caminho certo de combater a fome no Estado”, destacou.

Para Felicíssima da Silva Gama, secretária da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais Santa Tereza, localizada no município de Figueirão, a chegada da patrulha mecanizada traz um alivio para os produtores locais, já que é muito difícil conseguir que um trator atenda a comunidade distante da cidade. “A gente não consegue um trator particular porque ninguém queria fazer um serviço numa área pequena. O que vinha não tinha tempo de atender em tempo hábil de plantio. Agora muda tudo porque com a patrulha a associação vai organizar para atender a todos”, comentou. Grande parte da produção desta comunidade quilombola é leiteira.