Plantio da soja avança e Dourados tem mais de 49% da área plantada

  • Redação
Plantio da soja avança e Dourados tem mais de 49% da área plantada

O plantio da soja em todo o Mato Grosso do Sul segue avançando e em Dourados, pouco mais de 49,6% da área já está plantada. Esse dado corresponde aos municípios localizados ao Sul do Estado, e constam no boletim semanal da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

“A região norte está com o plantio mais avançado, com média de 50,5%, enquanto a região sul está com 49,6% e a região centro com 46,3% de média. A área plantada até o momento, é de aproximadamente 1,850 milhão de hectares”, detalha o informativo.

A área plantada da safra 2021/2022 é superior em aproximadamente 20,40 pontos percentuais em relação a 2020/2021, isso até 22 de outubro. O plantio está mais antecipado que as últimas duas safras, e a operação avançou 23,9 pontos percentuais nos últimos sete dias.

Ainda de acordo com o relatório, no comparativo com a safra anterior (2020/2021), há aumento de 7% na área plantada, passando de 3,529 milhões para 3,776 milhões de hectares. No entanto, é esperado uma redução de 4% em relação à expectativa do volume de produção de grãos (de 13,306 milhões de toneladas na safra 20/21 para 12,773 milhões de toneladas na safra 21/22). A produtividade para a próxima safra está estimada em 56,38 sc/ha.

Os municípios que apresentam aumento na área plantada são Juti, Bela Vista, Ponta Porã, Porto Murtinho, Bonito, Aral Moreira, Terenos, Sete Quedas, Jaraguari, Bandeirantes, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Caarapó, Laguna Carapã, Guia Lopes da Laguna, Anastácio, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Jateí, Anaurilândia e Iguatemi.

Fatores a serem observados

1 – A operação de plantio está em ritmo acelerado. Se as condições permanecerem favoráveis para a semeadura, a expectativa é que a operação termine até 26 de novembro;

2 – O período das chuvas reiniciou em todo o Estado, indicando boas condições para o desenvolvimento da safra. Como a cultura ainda está em fase inicial, estima-se, neste momento, que a produtividade seja dentro da média dos últimos cinco anos;

3 – A área de soja no estado está em constante crescimento, a expansão ocorre em áreas que eram destinadas ao cultivo de pastagem e cana de açúcar.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.